O Núcleo de Vigilância Sanitária (NUVISA) da Regional de Saúde de Patos de Minas promoveu nesta quarta-feira (19/04), uma Oficina sobre Inspeção e Comércio de Alimentos, destinada aos novos fiscais sanitários dos municípios dessa regional. A coordenadora do NUVISA, Ivany Brito, destacou a importância da participação dos fiscais municipais na Oficina. “O objetivo da oficina é capacitar e atualizar os profissionais para uma correta aplicação da legislação sanitária nas inspeções em estabelecimentos alimentícios”, ressaltou ela.

Helen Cristina de Araújo é Fiscal de Vigilância Sanitária do município de Varjão de Minas e afirma que as trocas de experiências e informações durante a oficina irão contribuir para o trabalho desempenhado em seu município. “Nós trocamos experiências importantes acerca da análise de cada estabelecimento, os quais possuem características diferentes nos municípios”, comentou a participante.

Créditos: Maryana Santos

A oficina foi realizada em dois momentos nos quais os técnicos tiveram a oportunidade de unir o conhecimento teórico à prática da Vigilância Sanitária, que é uma das áreas do Sistema Único de Saúde (SUS). Ivany frisou que “destaca-se ainda a realização da atividade em campo, na qual foram aplicados os conhecimentos adquiridos nos estabelecimentos alimentícios tais como açougues e padarias”.

Três fiscais de vigilância sanitária do município de Patos de Minas foram responsáveis por acompanhar os participantes em três estabelecimentos de comercialização de alimentos, sendo dois açougues e uma padaria.

Viviane Oliveira, que compôs esse grupo de fiscais, ponderou que a visita aos estabelecimentos foi muito importante para os novos técnicos, pois foi uma oportunidade para visualizar pontos imprescindíveis na fiscalização de comércios de alimentos. “Nessa visita eles puderam ter uma visão geral tanto do estabelecimento, quanto da estrutura física e também das boas práticas de manipulação de alimentos”, explicou ela.

Ao final do evento os grupos de trabalho apresentaram os relatórios de inspeção, a fim de atender o indicador 12 (Percentual de Conformidade dos Relatórios de Inspeção) em modelo padronizado, visando o atendimento conforme RESOLUÇÃO SES/MG N° 5.484, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2016 do Programa de Fortalecimento de Vigilância em Saúde.

Por Maryana Santos