O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, juntamente com o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, entregaram nesta quarta-feira (12/04), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, 1.062 equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 47 municípios mineiros. O investimento é de R$ 2,1 milhões e contemplará 50 UBS's.

O objetivo é garantir que as unidades de saúde tenham os equipamentos mínimos para instalação e funcionamento das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, com isso, possam permitir a ampliação do acesso e da qualidade do atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Clique aqui e confira a nossa galeria de imagens.

Crédito: Verônica Manevy / Imprensa MG.

O secretário Sávio Souza Cruz destacou o empenho do governo em conseguir proporcionar os melhores serviços à população mineira. “Esses 47 municípios estão tendo essas unidades básicas equipadas de forma a permitir que a estratégia de saúde da família possa ser implementada com maior conforto e de forma mais eficiente. Nós estamos consolidando uma estratégia que foi traçada em 2015 e que estabeleceu critérios e a documentação necessária para os municípios cujas UBS's precisavam ser equipadas se credenciassem para receber esses equipamentos”, explicou.

O empenho do governo em “multiplicar os poucos recursos para atender os municípios do Estado foi também enfatizado pelo governador Fernando Pimentel. “Com a experiência de ter sido prefeito de Belo Horizonte, secretário municipal, vice-prefeito, ministro, e agora governador, digo que um posto de saúde bem equipado faz toda a diferença para quem precisa. Fazer uma doação de ambulância, como já fizemos mais de mil do ano passado para cá, de um equipamento para colocar no posto de saúde ou um convênio que você faz com o município, parece coisa pequena quando você olha de longe, mas é importante porque, muitas vezes, o município não tem recursos para cuidar daquela necessidade mais imediata do cidadão. É isso que chamo de pequenas entregas, que fazem muita diferença para a vida dos mineiros”, afirmou.

O governador também ressaltou a importância da união entre os Três Poderes para um melhor desempenho da administração do Estado. “Em Minas, não que não tenha crise, não que não tenha problema, mas estamos enfrentando as crises e as adversidades trabalhando 24 horas por dia para vencer as dificuldades. É isso que vai fazer a situação mudar, o Brasil andar para frente. Minas está construindo e já tem dois anos que nós estamos trabalhando nessa direção, um ambiente de harmonia entre o Poder Legislativo, o Executivo e o Judiciário”, completou.

Representando os chefes de Executivo dos municípios beneficiados, a prefeita de Oliveira, Cristiane Lasmar de Moura Rezende, salientou a importância dos equipamentos de saúde. “Agradeço em nome dos prefeitos ao governador e ao secretário de Saúde que, mesmo frente às dificuldades financeiras, têm se preocupado com a atenção à saúde dos municípios. Esses equipamentos são muito importantes, pois a atenção básica é de extrema necessidade para cuidar da população”, disse. Também participaram do evento secretários de Estado, deputados estaduais, prefeitos, vereadores e lideranças municipais.

Entregas

Foram entregues 50 oftalmoscópios, 50 aspiradores de secreção, 50 carros para uso hospitalar (carro de emergência), 52 detectores fetais, 50 desfibriladores (DEA), 50 câmaras de conservação 100-150 litros, 50 câmaras de conservação 300-350 litros, 123 carros maca, 52 mesas ginecológicas, 50 cadeiras de roda para obeso, 50 eletrocardiógrafos, 210 mesas clínica e 225 impressoras.

Por Agência Minas