Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, a Regional de Saúde de Patos de Minas reuniu todos os seus servidores na manhã desta segunda-feira (10/04), para uma reflexão sobre a saúde dentro e fora do ambiente de trabalho. Na ocasião, foram feitas breves apresentações sobre a campanha Vida Saudável e o tema proposto pela Organização Mundial da Saúde (OMS): a depressão, transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida.

Crédito: Maryana Santos

O evento teve início com um diálogo entre o superintendente da Regional de Saúde de Patos de Minas e psicólogo, Lindomar Marques Babilônia, com toda a equipe. Segundo Lindomar, o equilíbrio é a melhor definição de saúde. "Conversar sobre temas como a depressão ou até mesmo compartilhar com o próximo nossas experiências são as melhores formas de se alcançar esse equilíbrio", comentou. Lindomar ressaltou ainda que ser ouvido é extremamente terapêutico, o que faz jus ao lema da campanha da OMS: "Let’s talk" que, traduzido para o português, significa vamos conversar.

Durante a celebração do Dia Mundial da Saúde foram ainda apresentados dados importantes sobre a depressão. Um deles é o fato de, no Brasil, a depressão ser a primeira causa de anos perdidos por incapacidade entre as mulheres e a segunda causa entre os homens, segundo dados do Estudo de Carga de Doenças, de 2011.

Em conformidade com a proposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) de abordar os benefícios da alimentação adequada e atividade física para promoção da saúde mental e social, os servidores foram estimulados a praticar atividades físicas. Ao final das apresentações, todos se exercitaram.

Nos dias 24 e 31 de março foram comemorados o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e o Dia da Saúde e da Nutrição. Datas que também foram lembradas nesse encontro, por meio de informes sobre o panorama da tuberculose no estado e no país. Já para a Saúde e Nutrição, foram ofertados sucos naturais dos mais diversos sabores e combinações.

Por Maryana Santos