Nesta quinta-feira (30/03), o Grupo de Teatro “Saúde em Cena”, que faz parte do Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizou uma oficina com agentes e profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sobre ferramentas teatrais para a mobilização e promoção da saúde pública. 

As atividades aconteceram durante toda quinta-feira (30/03) e contou com diversas dinâmicas, trocas de experiências e autoconhecimento corporal por meio de alongamentos, técnicas de atuação e reconhecimento de espaços e de apoio de técnicas vocais. 

A oficina marcou também uma retomada desse grupo, uma vez que a Secretaria Municipal de Contagem já possuía um grupo de teatro amador e agora terá a entrada de novos integrantes. Eles pretendem replicar esses conhecimentos com ações que possam sensibilizar a comunidade sobre os mais diversos assuntos ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Pela SES-MG, participaram da oficina a coordenadora do “Saúde em Cena”, Susan Prado e o ator, Léo Duarte. Os dois são servidores da SES-MG e atuam de forma voluntária no Grupo que, em março deste ano, completou dez anos de existência. Além da apresentação de peças teatrais, o “Saúde em Cena” também realiza oficinas para fomentar outros grupos de teatro amador.

  • Clique aqui e confira mais detalhes desta oficina de teatro no Blog da Saúde MG.

Para a coordenadora do “Saúde em Cena”, Susan Prado, o principal instrumento do ator é o corpo e, por isso, é essencial se preparar para a atuação, acordando o corpo. “Alongar, energizar o corpo, preparar a voz, estudar o personagem, usar roupas confortáveis e estar atento ao corpo, tudo isso é muito importante ao entrar em cena”, explica Susan. 

Já para a Secretária Adjunta de Saúde de Contagem, Kenya Carvalho, a ferramenta de mobilização é muito importante para alcance dos resultados. “Essa oficina de hoje é para potencializarmos a mobilização, pois entendemos e acreditamos nessa ação. Assim, agradeço a equipe do Saúde em Cena, pois nessa caminhada por um SUS de qualidade temos de estar juntos”, ressaltou. Ao final, a oficina foi concluída com apresentação de duas esquetes sobre o Aedes e o HIV/Aids para os participantes. 

Percepções 

A integrante do grupo de teatro da Secretaria Municipal de Contagem, e agente de combate às endemias, Jaqueline Anastácia, participou da Oficina e se entusiasmou com todo o aprendizado e dicas do “Saúde em Cena”. Ela, participa do grupo de teatro da Secretaria Municipal, desde a sua fundação, há 7 anos e para a agente, participar desse momento foi uma oportunidade única de se capacitar e atingir os objetivos do grupo. “Estamos buscando melhorar, despertar dentro das pessoas e da própria comunidade, como um todo, uma forma de trabalhar em conjunto para se ter mais qualidade de vida para as pessoas”. 

20170330 150444

A coordenadora do “Saúde em Cena”, Susan Prado, enfatizou a questão dos agentes replicarem conhecimentos e mobilizarem por meio do teatro. “Vocês que estão na Atenção Primária são a porta de entrada do cidadão, por isso é muito importante trazer a informação da forma mais prática possível, lembrando sempre, ao montarem as peças, de mostrar as ações de prevenção, promoção, à saúde e tratamentos ofertados pelo SUS. O teatro nos proporciona trabalhar o cotidiano de uma maneira lúdica”, finalizou.

 

Por Ricarda Caiafa

Enviar para impressão