Nesta sexta-feira (24/03) foi publicado na Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais (IOF) a Resolução nº 5663 que institucionaliza oficialmente a Rede de Mobilização Social em Saúde para envolvimento do cidadão na prevenção e promoção da saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

Desde a sua criação em 2007, a Rede é gerenciada pelo Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG). Presente, atualmente, em 684 cidades, o desafio é criar núcleos de mobilização nos 853 municípios mineiros. Além das ações de promoção à saúde dos mais diversos temas ligados ao SUS, a Rede também se preocupa em cultivar parcerias com prefeituras, escolas, empresas, igrejas, associações e outros órgãos públicos.

Atualmente, a Rede de Mobilização Social em Saúde da SES-MG é composta pelo Núcleo Central de Mobilização Social da SES-MG e pelos 28 Núcleos das unidades Regionais de Saúde. O objetivo é arregimentar a participação civil na execução dos programas de prevenção e promoção da saúde por intermédio da Mobilização Social, em toda Minas Gerais.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Mobilização Social da SES-MG, Joney Vieira, a institucionalização da Rede de Mobilização “respalda e legitima o Núcleo Central da SES-MG nas estratégias de acompanhamento e cobrança de resultados, bem como no envolvimento dos servidores regionais tidos como referência para tal trabalho”.

Joney conta ainda que, dentre as atribuições do Núcleo Central estão gerir e supervisionar a Rede de Mobilização Social e identificar parceiros em âmbito estadual. “Para desempenhar suas funções de forma eficiente, as Regionais de Saúde exercem um papel fundamental, com a função de incentivar os municípios a criarem seu núcleo de mobilização ou ajudá-los a tomar consciência a respeito do trabalho que já executam”, explica. Clique aqui e confira os relatórios dos trabalhos já realizados pela Rede de Mobilização Social em Saúde.

• Clique aqui e confira no Blog da Saúde MG mais detalhes sobre o trabalho de Mobilização Social realizado pela SES-MG.

Por Ricarda Caiafa