A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), por meio de parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, do Ministério da Justiça, iniciou na última segunda-feira (20/03), em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, o “Percursos Formativos no Centro Regional de Referência (CRR)”.  O projeto visa a qualificação de 160 atores atuantes nas áreas da saúde, educação, assistência social, defesa social e judiciária envolvidos na abordagem de pessoas que sofrem consequências decorrentes ou associadas ao uso de álcool e drogas.

A atividade contou com a presença da diretora-geral da ESP-MG, Cida Veloso, de Sheila Furbino, Secretária-Adjunta de Saúde, Heldo Jorge Aguiar, Secretário de Assistência Social, ambos de Governador Valadares, Jadir de Assis, interlocutor da Região Sudeste do Projeto Redes (FENAD/FioCruz) e as referências técnicas em saúde mental do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS) da Escola, Ana Regina Machado e Daniene Santos, que são docentes na ação educacional.

Em sua fala, a Cida Veloso destacou os cuidados específicos com os usuários e dependentes de drogas, ainda mais por ser um campo de preconceitos e estigmas. “A primeira desconstrução deve partir dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) ao lidar com estes usuários”, destacou.

Condução

A ESP-MG como condutora do projeto considera imprescindível o investimento na formação de profissionais para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas e, assim como a Escola, o projeto é pautado pela premissa da Educação Permanente para a concepção pedagógica do curso, valorizando o debate, a discussão dos casos, o compartilhamento de saberes e práticas, e fundamentalmente, a articulação intersetorial.

O enfermeiro Farley Pereira Felix, trabalhador na Estratégia de Saúde da Família (ESF), do bairro Jardim Pérola 1 e 3 da Secretaria Municipal de Saúde do município inicia como discente do CRR. “Precisamos de levar aos trabalhadores aprofundamento do campo de conhecimento à suas próprias práticas. Essa relação entre a Escola e políticas públicas é fundamental para que possamos, cada vez mais, aprimorar a formação do trabalhador, abrir possibilidades de campos de atuação, adicionar novos olhares, inclusive na superação de processos e paradigmas que historicamente constituem a relação do cuidado com o usuário de drogas do Brasil”, disse.

Sua colega de trabalho, Jardelly Teixeira, também enfermeira, completa que “além de melhorar o acolhimento do usuário de drogas, vamos conseguir realizar um trabalho de acompanhamento deste paciente no município, direcionando-o dentro da rede em todos os níveis e assim, conseguir um retorno deste tratamento”, conclui.

O projeto Percursos Formativos no Centro Regional de Referência (CRR) de Governador Valadares, terá três processos formativos, com carga horária de 40 horas cada, com docentes do próprio município e região, além de docentes da ESP-MG, todos com reconhecida experiência na área de atenção aos usuários de álcool e outras drogas.

A aula inaugural contou também com a presença de representantes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), Corpo de Bombeiros, Defesa Social de Governador Valadares, da Casa de Semiliberdade, do Programa Se Lina, do Centro de Prevenção à Criminalidade, da Defensoria Pública e da direção do presídio de Governador Valadares.

Por Leíse Costa / ESP-MG