O Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, com a participação do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), promoveu nesta terça-feira (21/03), uma reunião de alinhamento com Gestores de Saúde e Coordenadores da Atenção Primária dos municípios das três microrregiões de saúde que compõe o Território Vale do Aço com o intuito de fortalecer as ações do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a coordenadora do NAPRIS, Mônica Teodoro Cruz, trata-se do primeiro encontro com as novas gestões, e tem praticamente objetivo de apresentar informações sobre os programas e ações que são trabalhados na Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde.

Durante o encontro, as referências técnicas dos núcleos NAPRIS e NRAS, apresentaram suas funções e os programas, abordando diversos temas, entre eles, Saúde da Mulher, Rede Cegonha, Processo de Informatização Qualificada do SUS (e-SUS), Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Indicadores dos Programas da Política Nacional de Promoção à Saúde (PNPS), Rede de Atenção à Saúde (RAS), Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS), Financiamento do Bloco da Atenção Primária, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Febre Amarela, Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal, Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) e Mais Médicos, sendo estes os principais programas que compõe o NAPRIS.

DSC 0159

Segundo Mônica, para muitos gestores foi um momento de reciclagem, visto que alguns programas foram ampliados ou alterados. Já para os novos coordenadores o alinhamento serviu de capacitação. “O nosso principal foco com este alinhamento é fortalecer a Atenção Primária nos municípios, para que os programas funcionem de forma plena, cumprindo as metas estipuladas pelo ministério. E como resultado obtermos uma melhora visível na saúde do municipio”, destacou a coordenadora.

De acordo com a equipe técnica do NAPRIS, o encaminhamento para os municípios é a elaboração das principais demandas e necessidades quanto aos programas e ações da Atenção Primária, para que a Regional de Saúde possa diferenciar e perceber os pontos fortes e fracos de cada município, e assim promover capacitação e treinamento conforme a realidade de cada município.

A coordenadora do NAPRIS, Mônica Teodoro Cruz, destacou o trabalho da equipe do NAPRIS e NRAS e a participação dos gestores e coordenadores, e agradeceu aos servidores pelo trabalho e comprometimento com o fortalecimento da Atenção Primária dos municípios. Nesta reunião participaram as referências técnicas Vitória Pires, Maria Inês Dias, Telma Ferreira, Palmira Ferreira, Sônia Andrade, Eduardo Morais, Reinaldo Júnior, Jordânia Lugão, Aline Santos, Evelange Alves, Ângela Soares e Fernanda Faria.

Por Flávio Samuel