Mais de 1,2 milhão de pessoas serão atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Região Ampliada de Saúde Centro-Oeste, a partir de abril. O Estado de Minas Gerais liberou na última sexta-feira (17/03), ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliado Oeste(Cis-Urg), responsável por gerir o Samu, o valor de R$ 3 milhões que corresponde à parcela final do pagamento do convênio (que foi assinado em dezembro de 2015 entre a SES-MG e o Consórcio) para a implantação do serviço, totalizando um valor R$ 7 milhões. Todas as licitações referentes ao convênio foram realizadas no ano passado.

Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Sávio Souza Cruz, os recentes recursos destinados ao Samu Oeste são essenciais para a instalação do serviço. “Nossa prioridade é apresentar à população serviços de saúde cada vez mais qualificados. A ativação do Samu traz tranquilidade e maior assistência médica para toda a região”, afirmou o secretário.

Crédito: Marcus Ferreira

Os municípios integrados ao Cis-Urg serão os responsáveis pelo custeio do serviço por meio de um contrato no valor de R$ 500 mil, repassados mensalmente. Já o Governo de Minas Gerais repassará R$ 2,3 milhões ao mês.

A Subsecretária de Políticas e Ações de Saúde da SES-MG, Maria aparecida Turci, ressalta o papel desempenhado pelo Samuna rede de saúde regionaliza. “O Samu é o exemplo de serviço de saúde que possui ação regional e, por isso, esse é um dos nossos objetivos prioritários. Vamos seguir buscando a universalização do serviço móvel de urgência”, afirma Maria Turci.

Samu Oeste

O Samu Oeste irá atender toda Região Ampliada de Saúde Oeste, que possui 54 municípios e uma população de aproximadamente 1.266.025 milhão de habitantes, dividida em seis Regiões de Saúde (RS) sendo elas:

Arte: Deise Meireles

O Samu vai funcionar estruturado por 23 bases descentralizadas distribuídas nos municípios e uma central de regulação, funcionando em Divinópolis, para onde serão direcionadas todas as chamadas do telefone 192. Ele vai contar com 31 ambulâncias, sendo 07 USA (Unidades de Suporte Avançado) e 24 USB (Unidades de Suporte Básico) e 01 Central de Regulação de Urgência (CRU) no município de Divinópolis. A unidade será composta por médico regulador, condutor socorrista, técnico em enfermagem, psicólogo, farmacêutico, auxiliar de farmácia, técnico administrativo e enfermeiro.

Em dezembro de 2015, a SES-MG celebrou convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região AmpliadaOeste, que ficará responsável por gerenciar o Samu Oeste. Até a inauguração do Samu, a Secretaria já terá repassado R$ 7.076.279,61 milhões para a aquisição de equipamentos (médico, resgate, treinamento, cirúrgico, informática, mobiliário) materiais de consumo (limpeza, escritório, informática, medicamento, médico-hospitalar), serviços de terceiros (telefonia, gráfico, sistemas, sinalização, fornecimento de gases) e veículos. Deste valor, já foram investidos, até o momento, 4.061.088,33 milhões.

Além desse recurso, o estado também destinou R$ 3.926.200,00 milhões para aquisição de 31 ambulâncias. O processo de doação já foi concluído e 07 Unidades de Suporte Avançado (USA) já foram entregues em junho de 2016 ao consórcio e as 24 Unidades de Suporte Básico (USB) estão prontas e disponíveis para serem encaminhadas ao SAMU.

Por Fernanda Rosa