Em fevereiro de 2017, a Rede Estadual de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), promoveu 271 ações de Mobilização Social em Saúde para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), contemplando diversos programas e temas em prol da saúde pública no estado.

De forma contínua, o Núcleo Central da Rede, no mesmo período, mobilizou 152 parceiros na região Metropolitana de BH, distribuindo 114.770 folders de enfrenatmento à Chikungunya, Dengue e Zika; 27.210 cartilhas e 2.078 cartazes sobre a Febre Amarela.

Com esse material, os parceiros desenvolveram inúmeras atividades envolvendo não só seu público, mas muitas comunidades além dos limites das empresas. Foi o caso, por exemplo, da Vilma Alimentos. Com o tema “PROCURA-SE”, fazendo alusão à procura da polícia por criminosos, uma equipe de funcionários liderados pela médica do trabalho da empresa, Sílvia Rezende, colocou cartazes e entregou folders aos trabalhadores, instigando-os a denunciar os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti na empresa e seu entorno, além de comunidades onde reside um funcionário denunciante. Veja os detalhes no Blog da Saúde MG.

Foi organizada uma blitz para análise das denúncias, da qual participaram os denunciantes de focos e representantes dos setores de Medicina, Controle de Pragas e Limpeza Industrial da indústria alimentícia. Em decorrência, foi realizada a identificação e limpeza do local. Também foram propostos planos de ação para que novos focos não apareçam e cada denunciador recebeu um vidro de repelente.

“Acreditamos que temos um papel importante de replicadores de conhecimento sobre saúde. Por isto nos empenhamos em nossas ações e agradecemos a parceria com a SES-MG”, disse Sílvia Rezende. Ainda em fevereiro, a Rede Estadual identificou mais dois Núcleos Municipais de Mobilização Social. São os de Albertina, da Regional de Saúde de Pouso Alegre e de União de Minas, da Regional de Saúde de Uberaba, totalizando 684 núcleos municipais.

Por Ana Rita Fernandes