Com o objetivo de alinhar o conhecimento sobre o Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, nos dias 14 e 16 de março, em Pedra Azul e Almenara, respectivamente, um treinamento que contou com a participação de coordenadores, Agentes de Controle de Endemias (ACE) e outros profissionais relacionados ao controle vetorial das arboviroses das microrregiões de Almenara, Itaobim e Pedra Azul.

Crédito: Allan Campos

A Referência Técnica de Controle Vetorial da Dengue da GRS Pedra Azul, Alex Assis, explicou sobre as atividades que são realizadas no PNCD, como tratamento focal, ponto estratégico, Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAa) ou Levantamento de Índice (LI) e bloqueio vetorial, além das ações da Vigilância em Saúde relacionadas à dengue. “Temos três indicadores a serem cumpridos em relação ao controle vetorial das arboviroses. O primeiro é o percentual de Cadastro do Agente de Controle de Endemias no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES); outro indicador é a implantação e funcionamento do Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika; e, por fim, a realização de seis ciclos de visitas em 80% dos imóveis elegíveis para o controle vetorial de dengue, Chikungunya e Zika”, explica.

Coordenadores e técnicos de endemias também foram orientados sobre a técnica de visita aos domicílios, destacando a necessidade de se conhecer bem o território, com a organização das visitas a serem feitas por meio do reconhecimento geográfico. Alex Assis orientou, ainda, sobre o trabalho de tratamento focal, com aplicação de larvicida nos depósitos positivos para formas imaturas de mosquitos, que não possam ser eliminados mecanicamente. Uma novidade apresentada no evento é que todos os municípios que possuem mais de dois mil imóveis passarão a realizar LIRAa. “Com isso, praticamente todos os municípios da nossa região passarão a realizar esse levantamento. Essa capacitação é importante porque visa orientá-los e prepará-los para a realização do trabalho de campo e também o preenchimento e envio das planilhas”, disse.

Por Allan Campos