Com o objetivo de esclarecer dúvidas, orientar sobre as formas de prevenção e informar a população sobre a Febre Amarela, os alunos do curso de medicina da Faminas-BH, em parceria com o Núcleo de Mobilização Social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizaram, no último domingo (12/03), uma ação no Parque Municipal de Belo Horizonte. A iniciativa contou com a distribuição de panfletos, informações sobre a doença, tratamento e formas de prevenção para todas as pessoas que passaram pelo local, além de reforçar a importância da vacinação. Mais de 200 pessoas foram mobilizadas. 

Segundo a estudante de medicina da Faminas-BH e uma das organizadoras da ação, Samyra Sarah Souza Marques, o parque foi escolhido estrategicamente por ter muitas pessoas que transitam por lá. “Abordar essas pessoas e oferecer informações foi uma forma efetiva de contribuir para o cenário atual da saúde pública em Belo Horizonte. As pessoas demonstraram muito interesse pelo assunto, principalmente sobre a vacinação”, disse.

Crédito: Samyra Sarah

Durante a ação, um grupo de estudantes ficou em uma tenda, com cartazes informativos, orientando a população sobre a importância da vacinação. Outro grupo circulou no parque distribuindo os folhetos com informações sobre a febre amarela e os vetores que podem transmitir a doença. Participaram também da mobilização as alunas do curso de medicina Carolina de Assis Valadares, Aline Luiza N. Silva, Larissa Abreu e Gabrielle Luara A. de Jesus.

Situação da doença em Minas

Em 2017, até o momento, 13/03, já foram notificados em Minas 1.090 casos de febre amarela, sendo que destes, 57 casos foram descartados e 310 são casos confirmados da doença. Há 191 óbitos suspeitos. Destes, 110 foram confirmados para febre amarela.

Recentemente foi confirmada uma morte por causa da doença em Esmeraldas, município que faz parte da região metropolitana de Belo Horizonte.

Imunização

Como o estado de Minas Gerais está na área com recomendação do Ministério da Saúde para vacinação de febre amarela, a principal forma de prevenção é a vacinação. A superintendente de Epidemiologia da SES-MG, Deise Aparecida dos Santos, explica que o atual esquema vacinal é composto por uma dose aos 9 meses de idade e um reforço aos 4 anos.

“Já para pessoas que nunca foram vacinadas ou não possuem comprovante de vacinação é necessário administrar a primeira dose da vacina e um reforço após 10 anos. Dessa forma, indivíduos que já receberam duas doses da vacina ao longo da vida já podem ser considerados imunizados e não precisam do reforço de 10 em 10 anos”, explicou.

Ainda segundo Deise dos Santos, pessoas com 60 anos ou mais, que nunca foram vacinadas, ou sem o comprovante de vacinação, o médico deverá avaliar o benefício desta imunização, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nesta faixa-etária ou decorrente de comorbidades.

Até o momento (16/03), SES-MG já distribuiu mais de 4,9 milhões de doses de vacina de febre amarela para atender as áreas selecionadas como estratégia de intensificação vacinal e rotina de vacinação.

Ações de prevenção

Além de apoiar os municípios na investigação dos casos e nas ações de mobilização, controle e vacinação, a SES-MG realiza ações educativas de mobilização social para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti em municípios infestados, visando evitar a reurbanização da Febre Amarela no Brasil;

- Ampliou a oferta de vacina aos viajantes não vacinados que se destinem à Área Com Recomendação de Vacina no Brasil (ACRV) ou para países com risco de transmissão, pelo menos 10 dias antes da viagem;

- Intensifica a vacinação em municípios que são área com recomendação de vacina no Estado, elevando assim as coberturas vacinais (CV), com priorização das populações de áreas rurais e silvestres, principalmente para aqueles indivíduos com maior risco de exposição (população de área rural, silvestre, pessoas que fazem turismo “ecológico” ou “rural”, agricultores, extrativistas e outros que adentram áreas de mata ou silvestres);

- Mantem a população e profissionais de saúde informados sobre a doença e a importância da notificação de epizootias em primatas não humanos (PNH’s) como evento preditor do risco de Febra Amarela em humanos;

- Notifica e investiga oportunamente (até 24h) todos os casos humanos suspeitos, incluindo aqueles de doenças febris ictéricas e/ou hemorrágicas, óbitos por causa desconhecida e as epizootias de PNH’s.

A SES-MG também lançou um hotsite que esclarece todas as dúvidas sobre a febre amarela. No site www.saude.mg.gov.br/febreamarela o cidadão encontra orientações sobre vacinação, dicas de prevenção, respostas para as perguntas mais frequentes e as últimas notícias relacionadas ao assunto. A ideia da SES é desvendar mitos e levar informações claras e atualizadas à população mineira.

» Mais informações também podem ser acessadas no Blog da Saúde MG.

» Clique aqui e confira a Linha do Tempo das ações da SES-MG para o enfrentamento da Febre Amarela.

 

Por Jornalismo SES-MG