A Regional de Saúde de Governador Valadares, por meio do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde (NRAS), promoveu nesta quarta-feira (15/03), uma reunião técnica para discutir o fluxo dos serviços de Saúde Mental implantados e disponíveis na região, visando à implementação da Rede de Atenção Psicossocial. O evento teve a participação de gestores municipais de Saúde, referências técnicas em Saúde Mental, Álcool e outras drogas, além de psicólogos e assistentes sociais do CRAS e do CREAS.

Inicialmente, a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Janine Vicente, saudou os participantes, destacando o evento como o início das discussões sobre a rede na região de Saúde de Valadares. ”Essa é uma oportunidade para ouvirmos e colhermos informações dos municípios sobre a realidade de cada um, esclarecendo também sobre qual é o papel do Estado e dos municípios nesse processo”, afirmou.

DSC09132

Em seguida, a referência técnica em Rede de Atenção Psicossocial da Regional, Rosiane Pessoa Teixeira, apresentou a Resolução SES-MG nº 5.461, de 19/10/2016, que instituiu a Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, sua regulamentação, implantação e operacionalização, bem como as diretrizes e normas para a organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no estado de Minas Gerais.

A reunião prosseguiu com a discussão do fluxo dos pacientes dos municípios que são encaminhados ao único serviço de referência da região, que é Governador Valadares. Esse debate contou com a participação e apresentação da referência técnica em Saúde Mental do município, Solange Nunes Coelho. A referência técnica em Saúde Mental, Laysa Emanuelle Silva, e a enfermeira do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF), Érica Aparecida de Menezes, ambas do município de Gonzaga, avaliaram o evento como produtivo. Elas enfatizaram a oportunidade que o evento trouxe de atualizar informações que serão utilizadas no dia a dia de trabalho.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão