Na última sexta-feira (10/03), a Regional de Saúde de Alfenas realizou um encontro com técnicos municipais para alinhamento do Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 90 profissionais das áreas de vigilância epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador, vigilância sanitária e atenção primária estiveram presentes no evento, representando os 26 municípios da área de abrangência da Regional.

Na ocasião, os técnicos tiveram a oportunidade de avaliar a ações desenvolvidas, esclarecer dúvidas e trocar experiências com profissionais de saúde de outros municípios. Foram também levantadas propostas de capacitações específicas, sendo que a primeira agenda já neste mês de março, segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Regional de Alfenas, Ivana Araújo.
Crédito: Marivalda Cezário Santos Tobias

“Encontros como esse promovem, de forma coletiva, o despertar de novos conhecimentos e novas possibilidades no processo de desenvolvimento de ações municipais. Com isso, é possível realizar o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, bem como intervenções e atuações em condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças”, completou a coordenadora.

Os técnicos da Regional, em conjunto com as equipes municipais, trabalharam todos os indicadores, reforçando o papel da vigilância em saúde e enfatizando a necessidade do fortalecimento da Estrutura Gestora no território e o fortalecimento da capacidade de tomada de decisão. O próximo encontro será agendado ainda neste mês, com a área de Vigilância Sanitária.

O Programa

O Programa de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde é uma reformulação do antigo Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, criado em 2012. Esse projeto tinha como objetivo a implantação de um sistema regionalizado de Vigilância em Saúde, visando efetivar a descentralização das ações da área para todos os municípios.

O novo Programa, baseado na Resolução 5484/2016, contempla cinco componentes, entre os indicadores e as metas que representam os processos de trabalho da Vigilância em Saúde, sendo eles:
  • Gestão Financeira: visa dotar a vigilância em saúde de uma maior eficácia.
  • Fortalecimento da Capacidade Institucional: visa promover os meios para dar respostas satisfatórias.
  • Articulação: visa fortalecer o intercâmbio de práticas e saberes para atuação de forma integrada.
  • Informação e Comunicação: visa produzir e disseminar a informação. Situação de Saúde: visa acompanhar a situação de indicadores prioritários.

Por Marivalda Cezário Santos Tobias

Enviar para impressão