Nesta sexta-feira (10/03), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu representantes da Cruz Vermelha, com o objetivo de trocar experiências e discutir possíveis formas de apoio no controle da Febre Amarela e de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Participaram da reunião técnicos e gestores que atuam na Sala de Situação da SES-MG e equipe da Cruz Vermelha que prestou atendimento aos casos de febre amarela na região de Teófilo Otoni.

Segundo a superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SES-MG, Deise Aparecida dos Santos, a troca de experiências com a Cruz Vermelha pode colaborar com os trabalhos de controle da febre amarela. “O mais importante para nós é que as ações cheguem até as pessoas. E o fato de vocês virem da região, depois de verificarem o que está acontecendo nessas localidades, é muito importante”, explica.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

Durante a reunião, o médico especialista em Saúde e Saneamento da Federação Internacional de Cruz Vermelha, Edwin Armenta, lembrou da importância do envolvimento da população no controle de doenças que envolvem vetores urbanos, como é o caso da dengue, Zika e chikunguya. “Temos o propósito de integrar a participação das comunidades, tratando a mudança de comportamento. Colocamos à disposição nossas estratégias, documentos e treinamentos”, disse.

A Cruz Vermelha Brasileira, representante no Brasil do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, tem visitado cidades do estado desde o início de março de 2016. A proposta é que SES-MG e Cruz Vermelha discutam em conjunto estratégias de controle de doenças como a febre amarela, zika, dengue e Chikungunya.

 

Por Jéssica Gomes