A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da coordenação de Saúde da Mulher, promoveu nesta quinta-feira (09/03) uma roda de conversa sobre Saúde Integral da Mulher para as trabalhadoras e trabalhadores da Rede Minas de Televisão. O evento, promovido pela emissora, buscou apresentar o funcionamento da assistência à saúde da mulher em todas as fases da vida, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)Clique aqui e confira no Blog da Saúde MG a nossa galeria de imagens do evento.

Durante a apresentação, a referência técnica em Saúde da Mulher, Ana Renata Moura Rabelo destacou as conquistas e os avanços nas políticas para as mulheres nos programas que o Governo de Minas Gerais desenvolve. “Nos anos 60 e 70, a atenção à saúde da mulher estava focada no ciclo gravídico-puerperal, tendo uma visão da mulher como mãe. Hoje vemos que várias ações vêm sendo direcionadas às mulheres de forma integral. Entre esses avanços, destaco a contracepção da pílula, onde a mulher pode escolher quando engravidar; a inserção no mercado de trabalho; tornar a violência contra a mulher um agravo de notificação compulsória em saúde. Garantir o acesso aos serviços de saúde a todas as mulheres, independente da orientação sexual ou identidade de gênero”, disse. 

Crédito: Jornalismo SES-MG.

No diagnóstico, a referência destacou programas que priorizam o protagonismo da mulher na assistência. Entre eles estão os programas de atenção ao parto e nascimento, estratificação de risco em gestações, prevenção e controle do câncer de mama e colo do útero. Além da oferta da vacina contra o HPV à meninas com idade entre 09 e 13 anos.

Para a jornalista Aline Frazão, eventos como esse “são muito importantes, pois ter acesso a informações como os direitos das mulheres e os avanços na saúde para esse público, reforça o empoderamento feminino na busca por mais avanços e conquistas”.

Por Jornalismo SES-MG