A Regional de Saúde de Montes Claros por meio do Laboratório Macrorregional, que atende 120 municípios do Norte de Minas e parte do Vale do Jequitinhonha, iniciou nesta segunda-feira (06/03), a realização do curso de reciclagem de gestores e usuários do sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). O curso acontece na Escola Técnica de Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e conta com a participação de profissionais de saúde das microrregiões de Francisco Sá, Pirapora, Coração de Jesus e Várzea da Palma.

Crédito: Pedro Ricardo

O GAL é um sistema informatizado desenvolvido para os laboratórios de saúde pública que realizam exames de notificação compulsória, de média e alta complexidade, das amostras de origem humana, animal e ambiental. A gerente do Laboratório Macrorregional de Montes Claros e instrutora do curso de reciclagem, Núbia Pereira da Silva, destaccou a importância da capacitação e atualização de informações envolvendo os profissionais de saúde.

“Por meio do GAL, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a Fundação Ezequiel Dias (Funed), as superintendências e gerencias regionais de saúde de Montes Claros, Pirapora e Januária, bem como as secretarias municipais de saúde têm condições de acompanhar, em tempo real, todos os exames laboratoriais realizados ou em andamento num determinado período”, explicou.

Ainda segundo Núbia Pereira, como os resultados dos exames são disponibilizados aos municípios por meio do GAL, tanto o Estado como as secretarias municipais de saúde têm condições de ter acesso a dados epidemiológicos atualizados, além de agilizar a disponibilização dos resultados de exames aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na terça-feira (07/03), a capacitação contará com a participação de profissionais das microrregiões de Bocaiúva, Ibiaí, Lassance, Santa Fé de Minas e na quarta-feira, dia 8, os trabalhos terão continuidade envolvendo as microrregiões de Salinas, Taiobeiras, Ponto Chique e Buritizeiro. O curso será concluído na sexta-feira com a participação de profissionais atuantes nas microrregiões de Monte Azul, Janaúba e Montes Claros.

Além do teste rápido molecular que detecta a tuberculose, o Laboratório Macrorregional de Montes Claros realiza exames que integram o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) entre eles HIV (aids), Chagas, malária, dengue, Leishmaniose visceral canina e humana.

Por Pedro Ricardo