O carnaval está chegando e milhões de pessoas já estão prontas para curtir a folia com muita disposição e bom humor. Por se tratar de uma época do ano de clima quente, é preciso adotar alguns cuidados com a alimentação, especialmente os foliões que pretendem aproveitar o carnaval de rua. Beber bastante água e dar preferência a alimentos leves estão entre as principais dicas pra quem pretende curtir os dias de festa de forma saudável.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Nathália Beltrão, uma alimentação adequada e saudável deve se tornar uma rotina na vida de todos, incluindo os finais de semanas e os feriados, como o carnaval. “É possível comer o que se gosta de forma saudável e com moderação, e assim unir prazer com saúde. Além disso, durante as festas de carnaval há um grande gasto de energia, e por isso é necessário que os foliões adotem uma alimentação saudável para evitar problemas como a intoxicação ou a desidratação, durante e após as festas”, explica.

carnaval alimentação

Durante as festas, beber bastante líquido é fundamental, mas é importante dar preferência para a água, água de coco ou sucos naturais, feitos com frutas frescas. Bebidas industrializadas, como os refrigerantes, podem conter grandes quantidades de açúcar, sódio e outras substâncias que não fazem bem à saúde. Além disso, cuidado com a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas. A cerveja, por exemplo, não hidrata e deve ser ingerida com quantidades intercaladas de água.

Veja também no "Blog da Saúde MG":

- Dicas para uma alimentação saudável fora de casa no Carnaval
- SES-MG promove ações de conscientização nos blocos de rua no Carnaval
- Carnaval da Paz: Divirta-se sem perder a gentileza e o respeito!

 

Antes de ir para as festas, é recomendado consumir mais carboidratos, como arroz, batata, pães, macarrão e aveia, dando preferência às versões integrais, que sustentam por mais tempo. Já durante a folia, dê preferência a lanches rápidos, práticos e saudáveis, como as frutas desidratadas ou in natura, barra de cereal, sucos naturais e castanhas. Também é importante não deixar de fazer as três refeições principais, mas quando isso não for possível, a recomendação é comer pequenas porções várias vezes ao dia e não ficar mais que três horas sem se alimentar.

Cuidados com a alimentação fora de casa

Ao se alimentar longe de casa, é preciso estar atento às condições de higiene do local e da forma como a comida é armazenada. As altas temperaturas características do verão podem facilitar a proliferação de microrganismos na comida, ocasionando as chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA). Por isso, evite alimentos que permaneceram expostos ao sol, sem proteção ou que sejam perecíveis. Cuidados especiais devem ser tomados com o armazenamento de queijo branco, embutidos, carnes, molhos, patês e bolos recheados.

Verifique também se os alimentos que precisam de refrigeração estão acondicionados de forma adequada, já que a temperatura é fundamental na prevenção de intoxicações causadas pela comida. Também é recomendado que o gelo utilizado em alimentos seja fabricado a partir de água potável, mantido em embalagem ou recipiente devidamente fechado, limpo e separado de outros alimentos.

A contaminação da comida pode ocorrer de diferentes maneiras, como falta de higienização das mãos, das superfícies da cozinha e dos utensílios utilizados no preparo. Outros fatores como a umidade do ar, animais domésticos, lixo e água utilizada no preparo também podem contribuir para uma possível contaminação.

 

Por Jéssica Gomes