Como parte das ações de conscientização da Campanha Estadual de prevenção de Infecções Sexualmente transmissíveis (ISTs) e AIDS do Carnaval 2017, a Regional de Saúde de Governador Valadares  promove nesta sexta-feira (24/02), em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (CRASE) e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/23ª CGR), uma blitz educativa na BR 259, na saída para o município de Mantena. 

Na mobilização, que conta com o apoio da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, estão sendo distribuídos preservativos masculinos, gel lubrificante e folhetos sobre prevenção.

Crédito:  Frederico Bussinger

A campanha, que neste ano tem o tema “No bloco da Saúde só vai com camisinha”, tem o objetivo de sensibilizar o cidadão em geral sobre a necessidade de utilização de preservativos para evitar infecções sexualmente transmissíveis incluindo HIV/AIDS, Hepatites virais e Sífilis, e também reforçar, durante o período pós-carnaval, a importância de se fazer o teste rápido de HIV 30 dias após a pessoa ter sido exposta a uma situação de risco. 

Além dessa ação, a Regional de Saúde de Governador Valadares disponibilizou ainda este mês, cerca de 280 mil preservativos para os 51 municípios de sua área abrangência. “Iniciativas fazem como esta fazem parte da missão do Governo do Estado na prevenção e assistência, que além da distribuição de insumos, promove e acompanha as ações dos municípios não só no carnaval, mas durante todo o ano”, ressaltou o coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiologica da Regional, Ednei Soares.

AIDS em Minas e Governador Valadares

Em Minas Gerais no ano passado, no período de janeiro a 21 de novembro, foram diagnosticadas 2.741 pessoas com a doença em Minas. Já na área de jurisdição da Regional de Saúde de Governador Valadares, foram contabilizados 12 casos novos neste ano, sendo que desses, 09 foram em homens e 03 em mulheres.

O diagnóstico de infecção por HIV pode ser feito nas Unidades Básicas de Saúde do SUS, por meio de um exame de sangue convencional. Também é possível detectar o vírus através dos testes rápidos disponíveis nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), presentes em 62 municípios de Minas Gerais. Os testes são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser feitos de forma anônima. 

 

Por Frederico Bussinger