Nesta quinta-feira (23/02), a Regional de Saúde de Ubá realizou a primeira reunião de 2017 para discutir os rumos da Rede de Saúde Mental para o ano. O evento teve como objetivo apresentar aos novos profissionais os serviços da Rede de Atenção Psicossociais (RAPS) hoje existentes, as propostas de cuidados estabelecidas por cada dispositivo, além de iniciar um novo ciclo de fortalecimento dos vínculos entre os serviços especializados, a rede de atenção primária e os serviços intersetoriais.
Crédito: Fabiana Érica
Participaram do evento as referências de Saúde Mental e representantes de 15 municípios, além dos coordenadores dos Centros de Atenção Psicossocial CAPS I e CAPS Infantil de Ervália, CAPS I de Senador Firmino, CAPS Álcool e Drogas de Ubá, CAPS I de Rio Pomba, CAPS II de Ubá e CAPS I de Visconde de Rio Branco.

A região conta com serviços de vários componentes da RAPS, entre eles serviços de desinstitucionalização, especializados, de atenção básica, hospitalares, urgência e emergência e de reabilitação. “É uma rede densa e que necessita, permanentemente, construir pontes de cuidados para ampliar nossa capacidade de gestão nos territórios”, diz Fabiana Érica de Souza, referência de Saúde Mental da GRS de Ubá.

Para o ano de 2017, a proposta é seguir fortalecendo os serviços existentes por meio da troca de experiências entre os novos gestores e aos mais experientes, que podem contribuir com cuidados inovadores. Também, neste ano, serão realizadas reuniões para discussão de casos clínicos nos vários municípios e visitas aos novos serviços implantados. Ações essas que serão conduzidas pela Regional de Saúde de Ubá.

Por Lavínia Luisa R. de Faria

Enviar para impressão