A Regional de Saúde de Varginha promoveu, nesta sexta-feira (07/02), um seminário sobre Manejo Clínico das Arboviroses: Dengue, Zika Vírus, Chikungunya e Febre Amarela. O evento, que aconteceu no auditório da UNIFAL-MG - Campus Varginha, reuniu médicos dos 50 municípios que pertencem à Regional de Saúde Varginha e foi organizado pelo Núcleo de Vigilância em Saúde e Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Regional.

Compondo a mesa de abertura do evento, estiveram presentes o Secretário Executivo do SAMU Macro Sul, Jovane Ernesto Constantine, o Coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Varginha, Paulo Henrique Pazotti, o Médico infectologista palestrante Luiz Carlos Coelho e o Superintendente Regional de Saúde de Varginha, Tarcísio Luiz de Abreu, que deu início ao evento salientando “a reconhecida importância de se capacitar e atualizar, frequentemente, os profissionais de saúde”.
Crédito: Tânia Corrêa Machado
O médico Luiz Carlos Coelho iniciou as apresentações falando sobre a história da Febre Amarela, seus impactos para a saúde pública, aspectos epidemiológicos e os objetivos da vigilância, que são “manter em zero a incidência de Febre Amarela urbana, reduzir a incidência de Febre Amarela silvestre, detectar precoce e oportunamente a circulação viral, conhecer o estado imunológico para estimar a população sob risco de adoecer e conhecer o comportamento epidemiológico da Febre Amarela.” Em sequência, trouxe a situação Epidemiológica no Brasil e em Minas Gerais, os ciclos silvestre e urbano, os macacos hospedeiros, e, ainda, orientações quanto à vacinação, vigilância de casos humanos, aspectos clínicos e manifestações clínicas.

Explanou, ainda, sobre o manejo clínico da Febre Amarela, abordando a avaliação clínica inicial, a forma leve, moderada e alta da procedência da doença em adultos, critérios de alta para o paciente e o diagnóstico etiológico, em que o soro é enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) juntamente com a ficha de notificação preenchida e solicitação para percorrer o Protocolo de Febres Hemorrágicas. Orientou, também, sobre o aleitamento materno para mães com suspeita de Febre Amarela.

Para finalizar, o médico Luiz Carlos finalizou abordando a frequência de casos de Dengue prováveis nos municípios pertencentes à Regional de Saúde de Varginha.

Por Tânia Corrêa Machado

Enviar para impressão