Nesta quinta feira (09/10), a Regional de Saúde de Alfenas recebeu técnicos municipais, coordenadores de epidemiologia, coordenadores de Atenção Primária e guardas chefes dos municípios de sua área de atuação para discutir o enfrentamento de arboviroses na região. Além disso, o objetivo do encontro foi apresentar e orientar aos novos técnicos a situação atual das arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus - que incluem o vírus da Zika, Chikungunya e Dengue e a Febre Amarela no cenário nacional, estadual e regional.

IMG 20170209 085524373

A superintendente da Regional de Saúde de Alfenas, Juliana Aparecida Pacheco Moreira, acolheu a todos, destacando o papel da Superintendência em parceria com as ações desenvolvidas nos municípios. Os técnicos da Regional apresentaram o cenário epidemiológico da Regional, discutindo com os presentes a necessidade e importância da organização dos serviços de saúde para o enfrentamento da doença e a prevenção contra o Aedes aegypti.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica Maria Eunice César Siqueira, apresentou os dados da Regional nos últimos anos, e destacou a importância do trabalho realizado em equipe. “Sem este elo, não há efetividade nas ações propostas, que devem ser eficazes diante de casos suspeitos; tanto no que se refere aos bloqueios vacinais, quanto no papel da Atenção Básica, que deve estar pronta para receber pacientes que necessitarem de atendimento, sobretudo a gestante”, destacou Maria Eunice.

O supervisor geral de Endemias, Valdimir Serafini, em sua apresentação apresentou o conceito de reconhecimento geográfico, instrumento que tem como finalidade a identificação e registro de localidades e imóveis, no intuito de nortear as ações a serem executadas no município. Valdimir destacou ainda a importância do trabalho de campo do agente na prevenção de focos do mosquito nos municípios e reforçou a necessidade da integração dos serviços (obras, planejamento, educação, comunidade, etc) para ações efetivas.

A técnica do Núcleo de redes da Regional de Saúde de Alfenas, Luciana dos Santos, apresentou os cursos à distância que estão sendo oferecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com a UFMG, e que estes capacitam os profissionais com novos conhecimentos e atualização de informações.

Na parte da tarde, os técnicos puderam receber orientações sobre a febre amarela, o quadro atual do estado de Minas Gerais, e orientações com relação a vigilância de epizotias, fluxo de encaminhamentos, etc.

Por Jornalismo SES-MG