A população pode ser a maior aliada da saúde pública para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Basta a adoção de medidas simples, dentro de casa e na comunidade para a prevenção e promoção da saúde. Exemplo disso passou a ser adotado entre os moradores de Cambuquira, no Território Sul, após o último surto de dengue em março na região, em 2015.

Segundo a responsável pelo Núcleo regional de Mobilização Social de Varginha, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Tânia Corrêa Machado, com o aumento dos casos de dengue no município, a população se uniu para frear a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“As pessoas mudaram o comportamento dentro de casa, mantendo seus quintais limpos e caixas d’água vedadas para não ter acúmulo de água e, assim, não propiciar a procriação do mosquito”, relembra.

Para tanto, a população recebeu orientação técnica, além das atividades de promoção da saúde, incluindo a distribuição de material informativo por meio dos integrantes do Núcleo de Mobilização Social da SES-MG. Além disso, cada residência também recebe a visita de um agente de saúde da região.

Participação popular

Diversas ações envolvendo a participação popular são promovidas pela SES-MG nos territórios de desenvolvimento, desde 2007, com a criação da Rede de Mobilização Social em Saúde da pasta. Fruto da Assessoria de Comunicação Social da SES, a rede é composta por 28 Núcleos Regionais e 682 núcleos municipais identificados.

O coordenador de mobilização social e publicidade da SES-MG, Joney Fonseca Vieira, explica que a intenção do programa é sensibilizar a população para a importância de adotar hábitos simples e preventivos dentro de casa e na comunidade para obter melhor qualidade de vida e prevenir doenças.

“São realizadas diversas ações em cada núcleo regional, no território de desenvolvimento, para ajudar a população a prevenir DSTs, hipertensão, diabetes, dengue, gripe, chikungunya e zika vírus, por exemplo ”, diz. Vieira complementa. “É importante a conscientização do cidadão como corresponsável pela prevenção e promoção da saúde pública”.

Para viabilizar a aproximação com a população de cada município, o Núcleo de Mobilização Social conta com as parcerias de diversos setores da sociedade, tais como escolas estaduais e municipais, empresas, indústrias, sindicatos, federações, órgãos governamentais e não governamentais. Em 2016 foram contabilizadas 4.974 ações em todo o estado.

Prevenção na escola

Na Escola Estadual Elias Salomão, em Mateus Leme, no Território Metropolitano, a união de pais, alunos e professores trouxe conquistas importantes para a comunidade escolar. Eles contaram com o apoio técnico do Núcleo de Referência Municipal em Mobilização Social do município, vinculado à regional da SES-MG.

Segundo a diretora, Fátima Gaia, além das atividades para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a escola também abordou entre os jovens a prevenção de DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis e do uso de drogas entre os jovens.

“Todas as atividades desenvolvidas despertaram a conscientização dos estudantes, que ainda se tornaram multiplicadores de informação na família e na comunidade”, comemora Fátima.

Para informações sobre o atendimento dos Núcleos Regionais de Mobilização Social, o cidadão pode acessar o link http://blog.saude.mg.gov.br ou no telefone (31) 3916-0605.

Por Agência Minas

Enviar para impressão