Foram detectados novos resultados positivos para febre amarela de primatas não humanos nos seguintes municípios: Belo Horizonte, Betim e Contagem (regional de saúde de Belo Horizonte), Bocaiuva (regional de saúde de Montes Claros), Poços de Caldas (regional de saúde de Pouso Alegre), Curvelo (regional de saúde de Sete Lagoas) e Japaraíba (regional de saúde de Divinópolis). Apesar da presença de circulação do vírus da febre amarela em primatas não humanos nestes locais, até o momento, não há notificação de casos de febre amarela em humanos. 

Os macacos são um indicador importante para a vigilância da febre amarela (por adoecerem primeiro e fornecerem informações valiosas sobre a circulação do vírus), é recomendada a adoção de medidas preventivas focalizadas, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Neste sentido, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa e reforça que diversas ações de prevenção da febre amarela tiveram início desde a primeira notificação de epizootia (morte de primatas).

Dentre as ações de saúde pública desencadeadas até o momento nas localidades afetadas, destacam-se: vacinação, intensificação da vigilância de epizootias de primatas não humanos, bloqueio vetorial e/ou pesquisa entomológica - dos insetos-, vigilância laboratorial das síndromes febris icterohemorrágicas (SFIHA) e ações de vigilância epidemiológica dos casos humanos. 

É importante reafirmar que os macacos não transmitem a febre amarela para o homem e não são os responsáveis pela transmissão da doença. Eles são indicadores importantes para vigilância da febre amarela. A notificação da morte ou mesmo de macacos doentes pode ser realizada por qualquer indivíduo, e deve ser feita o mais brevemente possível para Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para que as devidas providências possam ser tomadas a contento. 

As ações estão sendo realizadas de forma oportuna e conjunta com o Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Secretarias Municipais de Saúde dos municípios afetados. A vacinação estará disponível conforme estratégias pré-definidas para a população que pode receber a vacina (conforme avaliação da equipe de saúde e do Cartão de Vacinação). 

Mais informações em: www.saude.mg.gov.br/febreamarela 

 

Por Jornalismo SES-MG