Envolvendo a participação de gestores e técnicos da área ampliada de saúde do Norte de Minas, que compreende 86 municípios, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) iniciou nesta segunda-feira (06/02) a realização de encontro de capacitação de profissionais nas áreas de referência em Regulação de Serviços de Saúde. Os encontros estão sendo conduzidos pela Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) e prosseguem nas próximas quarta (08) e quinta-feira (09) no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

FOTO 3

A referência técnica do Núcleo de Regulação da SRS de Montes Claros, Mafalda Dantas, destaca a importância do investimento na capacitação dos gestores e técnicos dos municípios, levando-se em conta a necessidade de alinhamento de informações visando possibilitar o funcionamento regular de toda a rede de atendimento da população nos serviços de saúde. Mafalda Dantas lembra que, neste ano, mais de 70% das prefeituras do Norte de Minas estão passando por mudanças de gestão devido à posse de novos prefeitos, o que exige a realização de novo ciclo de capacitação.

Entre outros assuntos, estão sendo abordadas questões relativas ao SUS Fácil, software que integra os serviços de regulação das macrorregiões de saúde de Minas Gerais. O sistema tem o objetivo de agilizar a troca de informações entre as unidades administrativas e as unidades hospitalares na busca ativa de leitos para pacientes que precisam de internação. O sistema é de fácil acesso, ágil, dinâmico e funciona sete dias por semana, 24 horas por dia.

Por meio do SUS Fácil, os hospitais enviam, através do sistema informatizado, os laudos dos pacientes com informações de diagnóstico e evoluções clínicas. A partir desses dados, os médicos reguladores avaliam cada caso e fazem a busca pelo leito hospitalar mais adequado para cada paciente, visando sempre a unidade com melhor capacidade técnica e profissional para o atendimento e proximidade com a origem do pedido.

CNES

Outro tema que será abordado durante os encontros de capacitação será o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que se constitui a base para operacionalizar os sistemas de informações em saúde, fundamentais para o gerenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Por meio do CNES todo o processo de coleta de dados nos estados e municípios sobre a capacidade física instalada, os serviços disponíveis e profissionais vinculados aos estabelecimentos de saúde, equipes de saúde da família, subsidiando os gestores com dados de abrangência nacional para efeito de planejamento de ações em saúde.

Durante os encontros de capacitação também serão abordados temas relativos à gestão de contratos; Pactuação Programada e Integrada (PPI); Consultas W; monitoramento das portas de entrada nos serviços de saúde; serviços de alto custo e o sistema TabWin que proporciona a tabulação e o tratamento de dados nos serviços de saúde.

Aedes aegypti

Nesta terça (07) e quarta-feira (08), a Superintendência Regional de Saúde dará continuidade à realização de encontros de capacitação e atualização de informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya, Zika vírus e febre amarela. As atividades foram iniciadas na semana em Montes Claros, Francisco Sá, Bocaiúva e Coração de Jesus e prosseguem nesta semana nos municípios de Janaúba, Monte Azul, Salinas e Taiobeiras. Em cada localidade os encontros contam com a participação de representantes dos demais municípios que integram as microrregiões de saúde que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Montes Claros.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão