Com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Regional de Saúde de Montes Claros, iniciou nesta quinta-feira (02/02), a realização de uma série de encontros de capacitação sobre trabalho de campo de controle do mosquito. Com duração de dois dias e, num período de duas semanas, os encontros envolvem a participação de coordenadores de endemias e das equipes de Atenção Primária à Saúde (APS), que atuam em 53 municípios do Norte de Minas e que integram a área de atuação da Regional de Saúde.

Crédito: Pedro Ricardo

Nesta quinta e sexta-feira os encontros estão sendo realizados no período de 8 às 17 horas no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e nos municípios de Francisco Sá, Coração de Jesus e Bocaiúva. Entre os dias 7 e 8 deste mês os encontros acontecerão nos municípios de Janaúba, Monte Azul, Salinas e Taiobeiras. Em cada localidade os encontros contam com a participação de representantes dos demais municípios que integram as microrregiões de saúde que compõem a área de atuação da Superintendência Regional de Montes Claros.

Foram convidados a participar dos encontros os coordenadores dos setores de endemias, o profissional responsável pelo lançamento de informações no sistema do Programa Nacional de Controle da Dengue (SisPNCD) e os coordenadores de atenção primária à saúde que serão os responsáveis pelo repasse das informações para os demais profissionais que atuam nos municípios.

Pelo fato de grande parte dos municípios do Norte de Minas estarem passando por mudanças de gestão devido à posse de novos prefeitos e secretários de saúde, a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão explica que os encontros de capacitação vão abordar, na prática, como os agentes de controle de endemias e os agentes comunitários de saúde devem atuar visando integrar suas ações com vistas à obtenção do melhor resultado possível no enfrentamento aos focos do Aedes aegypti.

"Além da uniformização de ações, os profissionais receberão orientações quanto à manutenção do sistema de informações do Programa Nacional de Controle da Dengue, visando possibilitar aos municípios e à SES-MG ter conhecimento dos trabalhos realizados e, com isso, agilizar a tomada de providências em caso de necessidade", explica Josianne Gusmão.

Por Pedro Ricardo

Enviar para impressão