Nesta sexta-feira (02/12), o Superintendente Regional de Saúde de Juiz de Fora, Oleg Abramov, apresentou para os servidores da Regional de Saúde um projeto piloto para implantação da Vigilância do Território. O objetivo é fazer com que as ações em saúde possam ser direcionadas para as reais necessidades dos territórios, melhorando o acesso da população à prevenção e promoção da saúde.

Na ocasião, Oleg explicou que para ser implantado, é necessário que o projeto defina a divisão dos territórios, tendo critérios para a redistribuição das equipes e definição dos processos de trabalho, além de definir espaços de educação permanente. Também é necessária a montagem de agenda, formulação de proposta, tomada de decisão e avaliação envolvendo usuários, prestadores de serviços, técnicos, gestores estaduais e municipais, cabendo a decisão final aos gestores do estado.

“Neste mês serão feitas as discussões entre os servidores dos núcleos para que a partir de janeiro seja implementada a Vigilância do Território. Durante seis meses faremos avaliação permanente e ao final do período sistematizaremos os dados relacionados a experiência”, explicou o superintendente.

Para a coordenadora da área de Vigilância e Proteção à Saúde da Regional de Saúde de Juiz de Fora, Eliana Fioravante, “a importância da implantação da vigilância do território é o novo olhar de atuação da vigilância em saúde, onde as ações a serem executadas terão como norteadores o risco existente naquele território, com vistas enfatizar a prevenção, proteção e promoção da saúde da população”, afirma.

Por Adriana Mendes