A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) ministrou n​a última​ quinta-feira (1º/12), em Montes Claros, oficina de alinhamento de ações referentes aos fluxos de notificação compulsória de casos de recém-nascidos com microcefalia e outras síndromes congênitas causadas por Zika Vírus.

Participaram da oficina técnicos da Regional de Saúde de Montes Claros, Pirapora e Januária; representantes de hospitais de referência sediados nas nove microrregiões de saúde do Norte de Minas e profissionais que trabalham nos serviços municipais de epidemiologia e de atenção primária à saúde.

A oficina foi ministrada pelas técnicas do Cievs, Heloisa Helena Pelucci, Nara Carvalho e Talita Silva de Oliveira. Entre outros assuntos foram alinhadas ações referentes ao fluxo do transporte e coleta de material de casos suspeitos de microcefalia e de gestantes com suspeitas de terem contraído Zika vírus. Também foram abordadas questões relativas ao preenchimento de planilha de casos confirmados de Zika Vírus e de recém-nascidos com microcefalia.

Ficou acordado que os municípios farão diagnóstico semanal de casos confirmados ou não da síndrome de Guillain-Barré pós Zika Vírus. A síndrome é uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva à inflamação dos nervos, que provoca fraqueza muscular.

A coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da Regional de Saúde de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão destaca a importância do reforço do alinhamento de ações entre a SES-MG com hospitais e os municípios, levando-se em conta a necessidade dos serviços de saúde fazer o acompanhamento de recém-nascidos com microcefalia, bem como das gestantes que tenham ou venham a contrair Zika Vírus. Além do manejo adequado, os serviços de saúde precisam estar alinhados no sentido de agilizar o atendimento de recém-nascidos e gestantes.

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde é o órgão coordenador das situações de crise que ocorrem no Estado, sendo responsável pelo acompanhamento dos agravos que pelo seu elevado potencial de disseminação e/ou riscos à saúde pública necessitam de acompanhamento da SES-MG. O CIEVS Minas atua em tempo real, como rede integrada de vigilância, assistência e laboratório para identificação, monitoramento e controle de eventos que ameacem a saúde da população no Estado.

Por Pedro Ricardo