Nesta sexta-feira (02/12), trabalhadores da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) participaram de mutirão de limpeza no prédio da Unidade Sede para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A ação é uma orientação do Ministério da Saúde e tem por objetivo promover um mutirão de limpeza em todos os prédios públicos, simultaneamente, como parte das atividades do Dia Nacional de Combate ao Mosquito (Dia D), com o objetivo de mobilizar e intensificar nacionalmente as ações contra o mosquito transmissor da Zika, Chikungunya e Dengue.

 

Cida Veloso, diretora-geral da ESP-MG participou do mutirão e comentou sobre a importância de ações como essa, de forma planejada e constante para eliminação total do mosquito nas instituições. “Nesse período a situação é mais crítica e cabe a nós profissionais da saúde pública dar exemplo nessa campanha, tanto em nossos locais de trabalho, quanto em nossas residências. A situação é grave e exige mobilização constante”, disse. 

Ela destacou também que o papel da ESP-MG, como formadora e qualificadora do Sistema Único de Saúde (SUS) é a educação em saúde como forma de prevenir essas doenças. O mutirão contou com ampla participação das equipes de limpeza, manutenção e transportes da ESP-MG, vistoriando todos os espaços internos, externos e calhas nos telhados. 

Como destacou Lucilene Gerônimo, da Minas Gerais Administração e Serviços (MGS). "No mutirão não encontramos focos do mosquito, mas encontramos pontos que poderiam vir a ser focos. Como tem chovido nesses últimos dias, encontramos alguns pontos, mas olhamos tudo direitinho. Realmente temos que fazer a vistoria quase que todos os dias mesmo, só assim para evitar os focos. Não só aqui na ESP-MG, como em casa também”, apontou.

Minas Gerais

Minas Gerais tem números preocupantes de prováveis casos das doenças. Em 2016, o estado registrou, até o dia 28 de novembro, 526.060 casos prováveis de Dengue, 477 casos prováveis de Chikungunya e 1.016 casos confirmados de gestantes com doença aguda causada pelo vírus da Zika.

» Clique aqui e saiba como eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e se prevenir da Zika, Chikungunya e Dengue.

 

Por Sílvia Amancio