Nesta sexta-feira (02/12), centenas de crianças da Escola Estadual São Pedro e São Paulo, em Belo Horizonte, mostraram que quando o assunto é prevenção à zika, chikungunya e dengue, elas têm muito a ensinar. A escola recebeu autoridades da prefeitura, estado e união, que se reuniram no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. O Dia “D” foi realizado em todo o país, com a participação de diversos ministros. Em Belo Horizonte, participou o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário em exercício, Alberto Beltrame.

Crédito: Marcus Ferreira

» Clique aqui e confira a galeria de fotos do "Dia D" em Minas

» Saiba como se proteger do Aedes aegypti e se prevenir da dengue, chikungunya e zika vírus; clique aqui

O subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, esteve presente no evento e reforçou a importância da mobilização conjunta para controle do vetor. “Todas as atividades do estado vêm sendo intensificadas neste período de maior transmissão das doenças causadas pelo Aedes. O objetivo é ampliar nossa articulação, uma vez que a participação da população é fundamental para eliminar os focos do mosquito nas residências”, afirmou o subsecretário.

A principal mensagem passada durante o evento foi a de que as crianças são grandes aliadas no enfrentamento ao mosquito. Isso porque a informação, quando transmitida por uma criança, chega de forma mais simples e eficiente em suas famílias. “A centralidade da nossa luta contra o Aedes está aqui, na educação. Por isso, o dever a ser repassado aos alunos é que eles transmitam a seus pais, amigos e vizinhos a importância de verificar em suas casas, uma vez por semana, todos os locais que podem estar acumulando água e eliminá-los”, reforçou a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Rosilene Cristina Rocha.

O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário em exercício, Alberto Beltrame, agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização do evento, em especial da diretora da Escola São Pedro e São Paulo, Rosane Belico, e reforçou que é sim possível vencer o mosquito. “Mobilizando as crianças, jovens, adultos e idosos, é possível diminuir os casos dessas doenças que vêm trazendo tanta dor e sofrimento à nossa população. É muito bom saber que as crianças que estão aqui hoje são agentes que vão levar ainda mais conhecimento para suas famílias”, ressaltou Alberto Beltrame. Na ocasião, os alunos apresentaram canções, danças e trabalhos manuais envolvendo o mosquito Aedes aegypti, ressaltando assim a importância do trabalho de conscientização e mobilização.

Participaram ainda do Dia “D” o secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Fabiano Pimenta, o comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Walmir Almada Scheneider Filho, a superintendente de Educação da Metropolitana C, Graziela Magalhães, o coordenador da Defesa Civil de Belo Horizonte, Coronel Alexandre Lucas Alves, o chefe da Divisão de Gestão Administrativa do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Carlos Roberto Arvellos, além de prefeitos e representantes dos municípios de Alfenas, Ipatinga, Itabira, Lagoa da Prata, Leopoldina, Manhuaçu, Nova Lima, Ponte Nova, São Francisco e São João Del Rei, que receberam na ocasião veículos Doblô do Ministério da Saúde, para ação de enfrentamento ao Aedes. Ao final do evento, as autoridades participaram de visitas a residências vizinhas à escola e também foram ao Centro de Saúde local.

Por Ana Paula Brum

Enviar para impressão