Com o objetivo de sensibilizar os servidores, a Regional de Saúde de Januária celebrou, nesta quinta-feira (01/12), o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Foi proposto aos servidores o uso de vestimenta na cor vermelha, além da confecção de quadro informativo para os profissionais e visitantes da Regional com dados de morbidade, formas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Nesta data, 1º de Dezembro, é importante ressaltar a importância da prevenção e do sexo seguro. De acordo com o diretor em exercício, Deyvison Oliveira, "a falta de informação e o preconceito gerado pela sociedade são os principais problemas enfrentados na luta contra a AIDS".

AIDS: o maior perigo é não saber

Com o objetivo de sensibilizar a população em relação à doença, a ação contará com um hotsite informativo (www.saude.mg.gov.br/aids) e a divulgação nas redes sociais de informações sobre cuidados, medidas de prevenção e formas de tratamento da AIDS e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Além da divulgação da testagem rápida nos serviços de saúde, distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção para a população em diversas Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

No Estado de Minas Gerais, no período de 2010 a 2015, foram diagnosticados 18.602 casos de HIV/AIDS, que estão distribuídos em 730 municípios. 40% desses casos foram diagnosticados em heterossexuais, 33% em homossexuais e 5% em bissexuais.Mais de 45% dos casos conhecidos estão entre jovens de 20 a 34 anos.Em 2016, no período de janeiro a 28 de novembro, foram diagnosticadas 2.741 pessoas com a doença.

Por Aline Mota

Enviar para impressão