Atendendo a um chamado do Dia Nacional de Combate ao Mosquito captaneado pelo Ministério da Saúde, a Regional de Saúde de Varginha realizou nesta sexta-feira (02/12) um multirão de limpeza para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti.

O Comitê de Arboviroses da Regional convocou todos os servidores do Centro Administrativo para uma conversa que objetivou mobilizar, sensibilizar e informar a população sobre as doenças causadas pelo Aedes e a situação epidemiológica atual. Cartazes convocando os servidores do Centro a fazerem sua parte diariamente foram confeccionados pela Regional e expostos na entrada do Auditório.

IMG 1665

O Coordenador de Vigilância em Saúde da Regional de Varginha, Márcio Ferreira, coordenou uma roda de conversa que aconteceu em frente ao Auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas. Na ocasião, servidores dos demais órgãos do Centro receberam orientações sobre a importância do cuidado com os prédios públicos para que não haja proliferação do mosquito Aedes aegypti, e para que estes locais possam ser exemplo de prevenção e enfrentamento ao vetor, que pode transmitir várias doenças, como a Zika, Chikungunya e Dengue.

O servidor Moisés Picheli, motorista da Regional de Saúde de Varginha, fez um relato aos presentes, contando já ter tido uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e como foi ter passado pela experiência. “Devemos nos cuidar com muita atenção, pois já tive Dengue e posso afirmar que a sensação de mal estar é horrível.”

O Centro Administrativo conta, semanalmente, com uma inspeção realizada por supervisores da Vigilância Epidemiológica da Regional. A ação acontece todas as segundas-feiras, em todos os prédios componentes do Centro e também nas áreas externas. O serviço busca eliminar todos os possíveis focos do mosquito, objetivando fazer deste local público um exemplo para quem o visita, no que tange ao enfrentamento ao Aedes.

Foi ainda sugerido pelo Comitê, durante a roda de conversa, que houvesse um representante mobilizador para cada prédio do Centro. Este representante deverá comparecer às reuniões que acontecem semanalmente na Regional de Saúde de Varginha e que buscam discutir as Arboviroses Urbanas e intensificar as ações contra a Zika, Chikungunya e Dengue, internamente e entre os municípios jurisdicionados.

Por Tânia Corrêa e Gabryella Carvalho