Em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta sexta-feira (25/11), a Fundação Hemominas promove várias atividades em todas as suas unidades, em reconhecimento aos doadores por esse ato de solidariedade em favor do próximo. A programação ocorre durante esta semana, de 20 a 25 de novembro.

A solenidade oficial estadual acontece em Governador Valadares, com a diplomação dos doadores fidelizados, aqueles que mais realizaram doações de sangue no Hemocentro. O evento aconteceu nesta última quarta-feira, 23 de novembro, às19h30, no Ilusão Esporte Clube, localizado na Avenida Minas Gerais, 960, Centro, e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e do Legislativo recepcionadas pela presidente da Hemominas, Júnia Guimarães Mourão Cioffi.

Crédito: EBC / Reprodução.

Serão homenageados 410 doadores de sangue fidelizados, além de empresas e entidades parceiras do Hemocentro que atuam em prol da doação de sangue. Os diplomas são de acordo com o número de doações realizadas: de 10 a 14 doações, o doador recebe o diploma Azul; de 15 a 24 doações, o diploma Bronze; de 25 a 34 doações, o diploma Prata; 35 a 49 doações, o diploma Ouro e, com 50 ou mais doações, o doador é contemplado com o diploma Diamante.

No Hemocentro de Belo Horizonte, um culto realizado às 10h de segunda-feira (21/11) abriu a programação da Semana do Doador, seguido pela apresentação de Thaís Moreira, participante do The Voice Brasil, às 15h. Diversas atrações musicais integram a programação: no dia 22, terça-feira, às 10h, Raíssa Ramos e Guto Reis, e às 15h Leslie e Laurie, participantes do The Voice Kids; no dia 23, quarta-feira, às 10h, Rafael e Amigos, e às 15h Abigail Barcelos, participante do The Voice Kids; na quinta-feira, 24, às 10h, Rafael Morais e Roger e às 15h Igor; e no dia 25, Sanráh e Dudu Mendes, às10h, e às 15h a banda 14 Bis.

Em Juiz de Fora, no dia 21, pela manhã, os candidatos à doação que comparecerem à unidade foram recebidos pelo Coral das Crianças da Legião da Boa Vontade (LBV). No dia 23, a partir das 9h, a banda da 4ª Brigada de Infantaria Leve do Exército se apresentará. No mesmo dia, às 15h30, os doadores poderão apreciar o show de mágica de Gustavo Franco. Já na sexta-feira, 25, os doadores podem participar de uma sessão de maquiagem, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Além disso, será servido um lanche especial aos doadores que estiverem na Fundação.

Em Divinópolis, durante toda a semana serão distribuídas lembranças e ofertado um lanche especial, além da entrega de certificados aos doadores fidelizados. No dia 21, houve a apresentação do músico saxofonista Ismael Costa. Já nesta terça-feira, 22, acontecem as apresentações com o cantor sertanejo Luiz Augusto e sanfoneiro. No dia 23, o Grupo Coral do Centro de Artes e Ofício se apresenta no Hemonúcleo. Na quinta-feira, 24, está programada a contação de histórias com Maria Aparecida dos Santos e, na sexta-feira, 25, Dia Nacional do Doador de Sangue, os candidatos à doação serão recebidos com a apresentação do Coral Uirapuru.

O Hemocentro Regional de Uberlândia, além de oferecer um lanche especial e sorteios de lembranças alusivas à data aos doadores presentes na unidade, promove uma exposição de telas dos pacientes pediátricos do Hospital do Câncer. Além de apresentações musicais a partir das 9h: no dia 21, Grupo de Entretenimento do Hospital do Câncer; na terça, 22, Violeiros Severo e Belchor; no dia 23, quarta-feira, Gisele (música e gaita); na quinta, 24, Renir Valentini, e na sexta, 25, Paulo Cesar. Ainda nesta semana, o Hemocentro vai promover a diplomação de doadores fidelizados. Na terça-feira, 22 de novembro, aconteceu a diplomação dos doadores de hemácias por aférese e na sexta-feira, 25, ocorre a diplomação dos doadores de sangue, também a partir das 8h, no auditório da unidade.

Em Manhuaçu, a programação acontece de 20 a 25 de novembro. No domingo, 20, às 9 horas, foi celebrada a Missa em Ação de Graças ao Doador de Sangue na Igreja Matriz de São Lourenço. Além disso, o Hemonúcleo também fará a conscientização da população com faixas alusivas à doação de sangue, espalhadas pela cidade e durante toda a semana os doadores serão recebidos com um lanche especial na Unidade. Nesta sexta-feira (25/11) os candidatos à doação de sangue que comparecerem à Unidade serão recebidos com apresentações musicais a partir das 10h, com a banda de música do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu e com os Acadêmicos do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Gerenciais (FACIG). Às 10h30, está programada a diplomação dos doadores de sangue da categoria Diamante. Este ano, sete doadores receberão a homenagem nesta categoria.

A unidade de Uberaba irá distribuir lembranças aos candidatos à doação de sangue que comparecerem ao Hemocentro entre os dias 21 a 26 de novembro. Na quinta-feira, 24, a partir das 8h, acontece a entrega da premiação para os vencedores do concurso de frases e desenhos “Doação de sangue, um compromisso social”. O concurso faz parte das atividades do projeto “Doador do Futuro”. Ainda nesse dia, será realizada a entrega de diplomas para os doadores de sangue fidelizados de 2016 e para os parceiros do Hemocentro na causa da doação de sangue. A diplomação acontece a partir das 19h, no saguão do Auditório Esmeralda, no prédio da reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), localizado na Rua Frei Paulino, 30.

O Hemonúcleo de Patos de Minas, nesta quarta-feira, 23, das 7h às 11h ofertará aos candidatos à doação de sangue um lanche especial. Neste dia, a partir das 20h, haverá a entrega de diplomas para os doadores que completaram mais de 10 doações em 2016. A cerimônia acontece na Associação Médica Regional de Patos de Minas, localizada na Rua Eduardo Noronha, 159, bairro Sobradinho. Nesta sexta-feira (25/11) das 7h às 11h, também estão programadas atividades interativas com os doadores de sangue na unidade, entrega de cartões e lembranças, café da manhã especial, e decoração alusiva ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. No mesmo horário, uma equipe do Hemonúcleo de Patos de Minas e alunos do Curso de Biomedicina da Faculdade Patos de Minas (FPM) farão a conscientização e o pré-cadastro dos candidatos à doação de sangue e de medula óssea, na Praça do Coreto, localizada na Avenida Getúlio Vargas.

Em Montes Claros, as atividades iniciaram no dia 20, domingo, com a missa em homenagem ao Doador de Sangue, às 19h30, na Paróquia São Francisco de Assis, localizada na Praça da Bíblia, bairro Edgar Pereira. Na última segunda (21/11) e na terça-feira (22/11), foram realizadas palestras na Escola Estadual Armênio Veloso, às 8h e 14h. Ainda nesta noite, 22, será celebrada missa na Paróquia São Francisco de Assis, às 19h30. No dia 23, quarta-feira, às 8h, haverá o Lançamento Oficial da Decoração e Recepção de Doadores, no Hemocentro. Na última quinta-feira (24/11), Missa em Homenagem ao Doador de Sangue, às 19h30, na Paróquia São Francisco de Assis. A sexta-feira (25/11) será marcado por um lanche especial oferecido ao doador, missa às 7h na Praça Pio XII, no centro da cidade, homenagem do SEST-SENAT aos doadores, às 8h, e também uma confraternização especial com bolo decorado, às 9h, além de uma solenidade para entrega do diploma aos doadores com mais de 25 doações.

No Hemonúcleo de Sete Lagoas, estão programadas várias ações. Todos os dias, além de lanche especial, haverá entrega de sacolas plásticas recicláveis, camisas aos doadores diplomados e apresentações musicais, a partir das 8h. No dia 21, o cantor Emerson William animou os doadores com suas músicas. Na terça-feira (22/11) Eduardo Dias, voz e violão, apresentou-se na Unidade. No dia 24 de novembro, quinta-feira, será a vez da cantora Larissa Ramos e da contadora de histórias Maria Geralda. Na sexta, 25 de novembro, Douglas Soares irá cantar, e Bárbara Freitas conta histórias aos presentes no Hemonúcleo. Além disso, a unidade irá diplomar os doadores fidelizados.

Em Ponte Nova, durante toda a semana será oferecido um lanche especial aos candidatos à doação de sangue que comparecerem à unidade. Na terça-feira (22/11), a partir das 19h, os doadores fidelizados receberam certificados de acordo com o número de doações completadas em 2016. Também serão lembradas as empresas que mais contribuíram com a causa da doação de sangue na cidade, neste ano.

Já o Hemonúcleo de Ituiutaba preparou uma apresentação musical com Paulo Violeiro para a diplomação de doadores que ocorrerá no dia 25 de novembro, às 19h. Estas atividades foram programadas como forma de homenagear os doadores voluntários e parabenizá-los pelo seu dia. O ato de doar sangue requer responsabilidade, compromisso e principalmente solidariedade. Ele traz benefícios tanto para quem doa, quanto para quem recebe, além de beneficiar o cidadão no momento da necessidade de um procedimento transfusional.