Na manhã desse último sábado (19/11), a Regional de Saúde de Divinópolis, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Divinópolis, promoveram a ação “Saúde e Movimento”. O evento, realizado na Praça da Catedral, em Divinópolis, teve como objetivo trabalhar a promoção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS) e a prevenção de doenças junto à população, incentivando-a a adotar hábitos saudáveis.

Para a coordenadora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da Regional, Cecília Godoi, ações como essas fortalecem o vínculo com a comunidade. “O trabalho conjunto com as instituições de ensino e com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis aproximam e despertam na população o zelo e o cuidado com as questões de saúde individual e coletiva”, ponderou.

Crédito: Willian Pacheco

O evento contou com diversos estandes, em que as pessoas puderam aprender mais sobre temas como tuberculose, hanseníase, aleitamento materno e alimentação saudável, violência, câncer bucal, tabagismo, saúde do homem, doenças sexualmente transmissíveis e avaliação neurológica simplificada. “A ação foi pensada de forma que pudéssemos abordar assuntos que orientassem e envolvessem a população e a incentivasse a adotar hábitos saudáveis para a sua saúde”, explicou a enfermeira e referência técnica de hanseníase e tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, Joseane da Silva.

Maria José de Freitas participou das atividades e aprovou. “Eu vim correndo quando fiquei sabendo, pois gosto de participar dessas ações. Acho importante porque sou diabética e tenho que estar bem informada. Estou achando muito bom”, disse. O “Saúde em Movimento” contou também com a parceria da Universidade Federal de São João Del Rei, da Universidade Estadual de Minas Gerais, da Universidade Pitágoras, da Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas e da Academia World Fitness.

Por Willian Pacheco

Enviar para impressão