O dia 17 de novembro é o Dia Nacional de Enfrentamento à Tuberculose. Em alusão à data, nesta quinta-feira (17/11), as pessoas que circulavam pela Praça Sete e os usuários da Farmácia de Todos, de Belo Horizonte, receberam material com informações sobre formas de transmissão e tratamento da doença.  

De acordo com o médico da Regional de Saúde de Belo Horizonte, João Junior, a tuberculose ainda é bastante frequente no Brasil e no mundo, ocasionando mais óbitos que a Aids. Ainda de acordo com João Júnio, no Brasil, a doença provoca 14 mortes por dia e, em Minas Gerais, uma morte a cada dois dias. “Toda pessoa com tosse há mais de 3 semanas, com ou sem escarro, deve procurar uma unidade de Saúde”, afirmou o médico. Alguns sintomas da doença são: suor noturno, perda de peso, falta de apetite, cansaço e dor no peito. A transmissão da tuberculose ocorre pela tosse e espirro.

Crédito: Alessandra Ribeiro.

Tratamento

João Junior também esclarece que o tratamento da doença é gratuito e altamente eficaz. Com duração de 6 meses, a medicação é fornecida apenas pela rede pública, não sendo possível ser adquirida  em farmácias comum. João explica que isso possibilita a padronização do tratamento, evitando a automedicação e a resistência ao bacilo. 

A meta nacional é a detecção de, pelo menos, 70% dos casos, alcançando 85% de cura. Por isso, a divulgação e orientação da população contribuem para a identificação dos casos e para a eficácia no tratamento.

Além da distribuição do material para as pessoas, algumas farmácias do entorno da Praça Sete também disponibilizaram em seus caixas e balcões o material informativo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e do Ministério da Saúde. “Toda população está sujeita a contrair tuberculose. Ninguém esta imune a doença, então não há motivos para o preconceito, algo que pelo desconhecimento das pessoas ainda é muito frequente em nosso meio”, afirmou João Júnior. 

 

Por Alessandra Maximiano