Teve início nesta quarta-feira (26/10), no Auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, em Varginha, uma capacitação sobre o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). 

Crédito: ACS Varginha

O objetivo do evento é capacitar referências técnicas em Imunização dos municípios quanto à utilização do SIPNI Web. 

Dividida em 5 etapas, sendo cada uma delas direcionada a um grupo de municípios, a capacitação foi realizada com o apoio de Hudson Silva, servidor responsável pelo Sistema de Informação da Epidemiologia e suporte técnico do SI-PNI da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha (SMS).

Renata Siqueira, Coordenadora de Imunização da SRS Varginha, deu início à capacitação com uma breve introdução sobre o SI-PNI Web. Hudson Silva, técnico do SI-PNI da SMS Varginha, orientou aos presentes sobre cadastramento de operadores, vinculação de lotes, pesquisa, cadastro e registro de doses dos pacientes e, por fim, movimentação de imunobiológicos. Os temas foram intercalados com exercícios práticos, com o apoio de Isabela Batistão, referência de Imunização da SRS Varginha.

Renata Julio, Coordenadora de Imunização da SRS, ressaltou que, “dentre os benefícios da implementação desse novo sistema, destaca-se a facilidade operacional, que dispensa a atualização de versões ou exportação dos dados, já que os dados digitados serão automaticamente transmitidos ao DATASUS, bastando que se tenha acesso à internet.”

O SIPNI é um sistema que permite o gerenciamento dos atendimentos, a avaliação do Programa de Imunizações, o controle do estoque e a distribuição de imunobiológicos e foi utilizado em diversas plataformas ao longo dos anos, culminando, agora, na versão online (web).

Por Assessoria de Comunicação Social/SRS Varginha