Durante a Campanha “E você, já descobriu que todo dia pode ser rosa?”, inspirada no movimento do Outubro Rosa e que tem como objetivo reforçar a importância de cuidar da saúde da mulher todos os dias, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) conta com 338 parceiros de mobilização social que promovem ações de conscientização. “Os parceiros potencializam o alcance do público ao qual precisamos chegar, com eles formamos uma rede de comunicação e informação”, analisa Susan Prado, referência técnica em mobilização social da SES-MG.

Para a gerente assistencial da Fundação Mão Amiga, Kátia Félix de Santana, entidade filantrópica localizada em Formiga, que fornece assistência humana e terapêutica para cerca de 3.000 pessoas acometidas pelo câncer e outras doenças, as ações são fundamentais para auxiliar na conscientização de toda a população e, no caso do Outubro Rosa, das mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Realizamos em nossa sede uma palestra e posteriormente um curso de auto maquiagem. Na ocasião foram distribuídos 200 folders informativos e uma rosa para cada mulher. Promovemos também, no centro da cidade, uma blitz com faixas e distribuição de 1000 panfletos informativos”, conta Kátia.

Parceira há três anos, a empresa Algar Telecom possui um Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) que tem como objetivo averiguar, informar e disseminar ações de saúde para todas as funcionárias e todos os funcionários da instituição. “Em alusão ao Outubro Rosa, distribuímos cerca de 300 folders informativos sobre a campanha da SES-MG e realizamos palestras para nosso quadro de funcionários”, afirma o Técnico de Segurança do Trabalho da Algar Telecom Rossimar Elias Costa.

O Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro-MG), localizado em Pedro Leopoldo, é parceiro da SES-MG há dois anos e este ano promoverá palestras abordando a prevenção do câncer de mama, bem como alimentação saudável e atividade física. “Nosso público prioritário é composto basicamente pelas mulheres que trabalham no laboratório, mas os eventos são extensivos aos demais funcionários para que sejam ouvintes e multiplicadores da informação recebida, possibilitando, dessa forma, a conscientização quanto à necessidade do cuidado da saúde da mulher de forma geral”, analisa Maria Francisco Hernandes, da Assessoria de Comunicação Social e Eventos do laboratório.

O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), este ano, também é parceiro da SES-MG e disponibilizou durante o mês de outubro um informativo intitulado “De Olho na Saúde” em sua intranet contendo informações e orientações relacionadas à importância da mamografia e acompanhamento médico visando à prevenção do câncer de mama. “Distribuímos cerca de 1.600 folders informativos para cada funcionário do TCEMG junto com lacinhos rosa, símbolo da campanha”, afirma a Coordenadora de Serviços Integrados de Saúde-DGP do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Thaís Pereira de Oliveira.

Para a coordenadora, apoiar a Campanha da SES-MG significa compartilhar informações importantes sobre o câncer de mama, bem como sua prevenção, além de reforçar a importância do acompanhamento médico. “Dessa forma, todos os nossos funcionários, inclusive os homens, que também possuem papel importante, pois repassam as informações recebidas para outras mulheres, têm acesso às informações e com isso ficam conscientes da importância da manutenção da saúde integral de todos nós”, finaliza Thaís Pereira de Oliveira.

Por Paula Gargiulo