No Outubro Rosa, o céu de um dos mais importantes cartões postais da capital mineira também ficou colorido. Nesta sexta-feira (21/10), uma chuva de pétalas de rosas encantou a todos que passavam pela Praça Sete.

O momento foi mais uma ação em referência ao mês que, internacionalmente, conscientiza sobre saúde integral da mulher, alertando principalmente o público feminino para o diagnóstico precoce dos câncer de mama e do colo de útero, que é essencial para se garantir a detecção destas doenças em seu estágio inicial, aumentando, assim, as chances de sucesso do tratamento. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

Lançadas do alto do antigo edifício Bemge, as pétalas de rosas, durante alguns minutos, sobrevoaram a avenida Amazonas, bem próximo ao monumento conhecido como Pirulito, e foram carregadas pelo vento. Mesmo apressada, a auxiliar administrativo, Kátia Simone Andrade, parou por alguns instantes para assistir ao que ela considerou um espetáculo. “As pétalas caindo e sendo levadas pelo vento é algo inesquecível. É importante para lembrar que nós mulheres temos que colocar na agenda os cuidados com a saúde”, afirmou.

Realizada pelo 4º ano consecutivo, a chuva de pétalas de rosas na Praça Sete foi idealizada pela funcionária da Regional de Saúde de Belo Horizonte, Cristiane Reis. Para Cristiane, a chuva de pétalas de rosas é mais que um lembrete de exame, proporcionando também uma surpresa em plena correria do dia a dia para as pessoas que circulam pela Praça Sete. “É muito bom ver as pessoas emocionadas ao assistir a chuva de pétalas de rosas ou, até mesmo, recebendo uma rosa. É lembrar de forma carinhosa que elas devem se preocupar com a saúde”, disse.

Após a chuva colorida, as mulheres que também passavam pela Praça Sete receberam das mãos dos servidores do estado material da campanha juntamente com uma rosa. A cuidadora de idosos e bombeira civil, Maria Aparecida de Almeida, diz que aos 59 anos não deixa de cuidar da saúde. “Já fui operada para a retirada de nódulos nos seios. Sei muito bem a importância de se pensar e cuidar da saúde. O Outubro Rosa é um alerta para que todas lembrem-se de se cuidar”, disse. Completando o momento, o Grupo de Dança Pérolas realizou uma apresentação de dança que encantou a todos que passavam do outro lado da avenida Amazonas. Formado por crianças de idade entre 8 e 12 anos o grupo se apresentou mostrando a importância e o valor da mulher.

Crédito: Marcus Ferreira / SES-MG.

Para a realização de mais esta ação do estado a favor da saúde, a Regional de Saúde de Belo Horizonte contou com os seguintes parceiros: Holambelo Flores e Plantas, Minas Flor Folhas, folhagens e vasos, Cine Theatro Brasil Vallourec, Grupo de Dança Pérolas, Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), BHtrans, Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais.