A Fundação Ezequiel Dias (Funed) realiza, entre os dias 18 e 21 de outubro, uma exposição em sua sede, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2016, que acontecerá nacionalmente no próximo mês, com o tema: Ciência Alimentando o Brasil.

Semana-Ciencia-e-Tecnologia-20

Neste ano, a exposição contará com os recursos tecnológicos do novo caminhão do Programa Ciência em Movimento (PCM), que oferece aos visitantes experiências interativas e estarão especialmente voltadas para o tema da SNCT deste ano. A motivação para a escolha deste tema baseia-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL).

» Leia no Blog da Saúde MG: Leguminosas são opção para um cardápio mais saudável

A SNCT 2016 tem como objetivo aproximar a população da ciência e da tecnologia em eventos que congregam centenas de instituições. Além disso, realiza atividades de divulgação científica, com linguagem acessível à população e por meios inovadores para estimular a curiosidade e motivar a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar os conhecimentos sobre o tema escolhido.

Neste ano, a SNCT na Funed conta com a presença de alunos de escolas localizadas no entorno da Fundação e está aberta também ao público em geral. Os visitantes poderão interagir com as informações dispostas nos tótens e suportes midiáticos. Para abordar a área temática proposta para a SNCT, a Funed escolheu os temas fungos e pólen. Serão apresentados os benefícios dos fungos na alimentação, tipos de fungos existentes na natureza e como pesquisas relacionadas aos alimentos que possuem alérgenos, à alergias e intolerância alimentar são realizadas na Fundação, além de informar sobre a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece os requisitos para a rotulagem obrigatória de alimentos.

A exposição irá contar também com jogos da física, abordando o tema da referida semana.

Horários: De 18 a 20 de outubro, de 9h às 17h e 21 de outubro, de 9h às 12h.

Por Luciane Marazzi (Funed)