“A Santa Casa de Montes Claros reconhece que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros tem desempenhado papel de fundamental importância para manter o funcionamento dos hospitais da região. Isso vem acontecendo principalmente depois que o Governo de Minas assumiu a gestão dos serviços hospitalares e regularizou o pagamento de serviços prestados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Se essa decisão não tivesse sido tomada, certamente o atendimento da população estaria seriamente comprometido, bem como a própria manutenção dos hospitais”. A afirmação descrita acima foi feita nesta quarta-feira, 28/09, pelo superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Souza e Silva durante solenidade de apresentação de novos projetos da instituição que, neste ano, está completando 145 anos de fundação. O evento contou com a participação de lideranças de vários segmentos da sociedade, oportunidade que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou selo alusivo aos 145 anos da Santa Casa. Na solenidade a Secretaria de Estado de Saúde foi representada pela superintendente regional de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes.

Crédito: Pedro Ricardo

Sediando a terceira maior maternidade de Minas Gerais e prestando mais de 1,5 milhão de atendimentos por ano, entre novos empreendimentos que a Santa Casa de Montes Claros pretende implementar está a implantação de uma TV Corporativa e a conclusão, até julho de 2017, da reforma e modernização de 62 quartos que atendem, exclusivamente, pacientes por meio do SUS. Os investimentos estão sendo viabilizados por empresas e instituições da sociedade civil que estão sendo convidadas para participar do Projeto Amigos da Santa Casa.

“Trata-se de uma iniciativa que objetiva fortalecer o envolvimento da sociedade na manutenção de uma instituição que é de todos e que, independente de condição socioeconômica, diuturnamente atende as pessoas prestando um serviço de fundamental importância numa região que compreende não só o Norte de Minas mas, também, o sudoeste da Bahia”, ressaltou o provedor da Santa Casa, Heli de Oliveira Penido.

NOVOS SERVIÇOS

Com processo de credenciamento já encaminhado junto ao Ministério da Saúde brevemente a Santa Casa de Montes Claros iniciará a realização de transplantes de medula óssea. Atualmente a instituição já realiza transplantes de rins, fígado, córneas e esclera. Outro empreendimento que está em vias de começar a ser implementado é a implantação da Santa Casa Coração, unidade que concentrará o tratamento de pacientes com problemas cardiovasculares.

A Santa Casa também está se preparando para se constituir na primeira instituição de saúde do Norte de Minas a oferecer tratamento hiperbárico, técnica que utiliza o oxigênio com pressão acima da ambiente e pode contribuir no tratamento de complicações do diabetes.
Para dezembro deste ano está prevista a inauguração de novo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), que passará a ter estrutura compatível para atender demanda superior a 24 mil internações anuais de pacientes e mais de 2,4 mil profissionais que trabalham nas dependências do maior hospital do Norte de Minas.

REFERÊNCIA REGIONAL

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Guimarães ressalta a importância da Santa Casa na composição da rede de assistência hospitalar do Norte de Minas, por se constituir numa instituição de referência em tratamentos de média e alta complexidade.

“Só na área materno-infantil a Santa Casa de Montes Claros realiza mais de 5,8 mil partos por ano, o que significa uma média diária de 20 procedimentos. E esses atendimentos atendem não apenas o Norte de Minas mas, também, pessoas oriundas até da Bahia. Isso nos possibilita concluir que, além de se constituir numa instituição de referência regional, a Santa Casa tem contribuído com a modernização e melhoria da qualidade dos serviços de saúde numa região que concentra população superior a 1,5 milhão de habitantes”, ressalta Patrícia Guimarães.

Por Pedro Ricardo