Municípios da Regional de Saúde de Alfenas estão realizando no decorrer desta semana, várias atividades para comemorar a “Semana do Idoso”. Palestras, passeios, atividade física e mostras de dança fazem parte das ações promovidas nos municípios.

O objetivo da ação é valorizar este público, promovendo a saúde por meio da participação ativa em uma sociedade que abra espaço para que o idoso tenha oportunidade de mostrar seu potencial enquanto cidadão.

Para intensificar a proposta nos municípios, o Consórcio Intermunicipal de Saúde CISLAGOS e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), estão participando das atividades por meio do Projeto Sexualidade Consciente, e oficinas com os temas sexualidade, doenças sexualmente transmissíveis e autoestima. Esses são debatidos com os grupos de idosos, esclarecendo dúvidas e desmistificando mitos e preconceitos com relação à temática.

Professora do curso de enfermagem da UNIFAL e vice coordenadora do Projeto Sexualidade consciente, a professora Eliana Rocha destacou: “o idoso muitas vezes deixar de esclarecer dúvidas com relação a sua sexualidade por vergonha e por se sentir excluído, e o projeto tenta resgatar a autoestima para que ele se sinta emponderado e faça prevalecer sua vontade e necessidades”, disse Eliana.

João Benedito dos Santos, 86 anos, cidade de Serrania, disse que não deixa de comparecer nos encontros semanais, pois tem muitas amizades no grupo, um local de bate papo, dança e de muita alegria. “Nem fico doente mais depois que comecei a frequentar os encontros”, disse João.

Por Marivalda Cezário Tobias

Enviar para impressão