Nesta quarta-feira (28/9) foi realizado pelo Núcleo de Atenção Primária à Saúde (NAPRIS) da Regional de Saúde de Ubá a quinta oficina do Projeto de Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) das Regiões de Saúde de Ubá e Muriaé. Com o tema “Cuidado de usuários de álcool e outras drogas”, os participantes discutiram sobre os cuidados necessários e os locais de acolhimento dos usuários.

Crédito: Fabiana Érica

O encontro contou com a presença da psicóloga Bárbara Ferreira, atuante na Prefeitura de Belo Horizonte, que conduziu a oficina no período da manhã, trazendo discussões sobre os cuidados de usuários de álcool e outras drogas nas Equipes de Consultório na Rua, nos CAPS AD, nas UBS, Unidades de Acolhimento transitório, entre outros espaços.

“O foco é conseguir identificar pessoas e as diversas complexidades cotidianas”, ressaltou a psicóloga. Já no período da tarde, profissionais e usuários do CAPS AD III de Ubá conduziram as discussões apresentando dados sobre os atendimentos e as diversas experiências exitosas vivenciadas nos seis meses de funcionamento do serviço.

A oficina foi formada por 35 profissionais atuantes em serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e proporcionou a esses profissionais retornarem aos seus territórios reproduzindo as discussões e produzindo movimentos de reflexão em seus serviços e na rede municipal intersetorial. “Promover momentos de troca de experiências entre profissionais e serviços, além de discussões que motivem a reflexão sobre as práticas permite rever conceitos, identificar falhas e promover segurança àqueles que lidam diariamente com essa área”, completou a idealizadora e coordenadora do NAPRIS, Fabiana Érica.

Por Lavínia Luisa

Enviar para impressão