Nesta quinta-feira (29/09) o Blog da Saúde MG celebra um ano no ar. Criado com o intuito de mobilizar e promover na internet ações de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais, a proposta do blog da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é veicular diversos assuntos ligados à saúde pública de forma mais descontraída, além de divulgar cursos, palestras, oficinas e eventos que acontecem pelo Estado.

- Clique aqui e confira no Blog da Saúde MG um post especial sobre este primeiro aniversário.

Para o idealizador do Blog da Saúde MG e Coordenador de Comunicação Digital da SES-MG, Wander Veroni, o balanço desses últimos 12 meses é positivo. “O blog conseguiu se fortalecer como um canal da SES-MG para trabalhar informações de promoção à saúde auxiliando tanto as redes sociais, quanto o site da Secretaria. Dessa forma mostramos a amplitude de ações e serviços do SUS”, analisa.

O Blog da Saúde MG está dividido entre as seguintes seções: artigos, publicação de pesquisadores de comunicação e saúde; saúde entrevista, entrevista com especialistas da área da saúde pública; saúde e literatura, artigo ou resenha de livros da área da saúde; mito ou verdade, post informativo que esclarece dúvidas ou desmente boatos relacionados à saúde; saúde na cozinha, post informativo com dicas de alimentação saudável ou, até mesmo, receitas culinárias que fazem bem para a saúde; top 5, post informativo em formato de lista sobre algum tema relacionado à saúde. “No canal também há espaço para que as Regionais de Saúde possam dar voz aos mais diversos assuntos e ações de sua região”, avalia Wander Veroni.

O projeto compõe a nova estratégia da Comunicação Digital da SES-MG que, desde março de 2015, busca promover um diálogo com blogueiros e influenciadores digitais por meio do projeto #ParceirosDaSaúde, ação que possui mais de 50 colaboradores que produzem conteúdo online que visam o fortalecimento do SUS na internet. “Como gestora do SUS em Minas Gerais, é muito importante para a SES-MG ter os seus canais institucionais de comunicação fortalecidos, dessa forma a Secretaria faz chegar a informação sobre o SUS de modo rápido acessível a todas e todos”, finaliza Wander Veroni. 

 

Por Paula Gargiulo