Nessa quarta-feira (29/09), profissionais dos municípios da jurisdição da Regional de Saúde de Diamantina participam de capacitação do programa VIGIAGUA. A capacitação foi promovida pelo Núcleo de Epidemiologia da Regional de Diamantina, sob a coordenação de José Vicente Honorato, que falou sobre o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA).

O sistema em questão é o principal Instrumento para o monitoramento e avaliação dos indicadores do Programa VIGIAGUA inseridos no pacto pela Saúde, Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (COAP), Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), dentre outros, sendo, por isso, de grande importância a inserção contínua de dados no Sistema.

Crédito: Rita Silva

O técnico do Laboratório Regiona,l Luiz Edmundo Horta, falou das técnicas adequadas de coleta, acondicionamento e envio de amostras de água para realização de análise (trabalho realizado pelos técnicos do Laboratório Regional-SRS/Diamantina). Realizou, ainda, uma demonstração nas dependências da regional de saúde, ressaltando a forma correta de trabalhar, “visando à qualidade das amostras enviadas, para que os resultados não sejam comprometidos”. Lembrando ainda a importância do compromisso dos profissionais envolvidos.

A técnica do laboratório Regional Diamantina, Maria Lúcia Xavier, também participou do evento como palestrante, orientando os profissionais quanto à realização do cadastro das amostras de água no Gerenciamento de Ambiente Laboratorial- GAL.

Por Rita Silva