A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início no dia 19 de setembro, também contempla, além de crianças até cinco anos, adolescentes entre 9 e 14 anos. A campanha segue até o dia 30 deste mês e tem o objetivo de manter atualizado o cartão de vacinas de crianças e adolescentes.

A Coordenadora Estadual de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Elaize Maria Gomes de Paula, ressalta que a vacinação é muito importante para que as doenças que podem ser prevenidas não voltem a circular. “A vacina protege não só aqueles que estão sendo vacinados, mas também ajuda a proteger a comunidade como um todo”, explica Elaize Maria Gomes de Paula. Algumas vacinas, no entanto, como a contra HPV, necessitam de mais de uma dose para garantir proteção. Dessa forma, é importante estar atento aos intervalos recomendados entre as doses.

Meninas que tenham entre 09 e 13 anos, 11 meses e 29 dias devem ser imunizadas durante a campanha. Já as que receberam a primeira dose e não completaram o esquema vacinal, devem receber a segunda dose até 14 anos 11 meses e 29 dias. De acordo com Elaize Maria Gomes de Paula, “para que sejam consideradas protegidas, é necessário ter o esquema completo de doses preconizadas pelo Programa Nacional de Imunização”.

A vacinação é gratuita e disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades Básicas de Saúde do estado. Além da vacina contra HPV para as meninas, ao longo da campanha também serão oferecidas aos jovens entre 9 e 14 anos vacinas que oferecem proteção contra hepatite B, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, difteria, tétano e coqueluche.

Mais informações em: www.saude.mg.gov.br/vacinacao

Confira a lista completa de vacinas disponíveis para jovens entre 9 e 14 anos:

Por Fernanda Rosa