As ações de mobilização social da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alcançaram um recorde em agostode 2016. Foram contabilizadas 920 ações realizadas pelos Núcleos Municipais de Mobilização Social, 683 a mais que as realizadas no mês anterior. Entre as ações mais desenvolvidas estão  promoção à saúde (324), dengue (313), Doenças crônicas (diabetes e hipertensão) (58) e Tabagismo (52).

Crédito:  Divulgação SES-MG

Segundo o coordenador do Núcleo de Mobilização Social da SES-MG, Joney Vieira, mobilização é uma ação onde todos podem participar. “Toda e qualquer pessoa, independente do grau de escolaridade pode ser um mobilizador, uma vez que a mobilização social consiste em convocar vontades”, explica.

» Clique aqui e confira no Blog da Saúde MG um artigo sobre a importância da mobilização social no SUS.

As ações de promoção à saúde e da dengue foram as que mais se destacaram. No município de Campina Verde, Regional de Ituiutaba, a comunidade escolar participou da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. Segundo o coordenador da Atenção Básica da cidade, Frederico Ribeiro, o teatro foi a ação escolhida para conscientizar os alunos sobre as formas de prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue.

“Foi um momento destinado à orientação sobre a dengue para as crianças de forma lúdica e dinâmica, buscando uma abordagem mais interativa para melhor compreensão e entendimento. Nosso município está com um percentual baixo de casos de dengue graças ao bom trabalho que as equipes de saúde estão desenvolvendo sobre esse tema”, disse.

Núcleos de Mobilização

A rede de mobilização social é composta por um núcleo central, 28 núcleos regionais e 677 núcleos municipais identificados. O núcleo central tem a função de gerir e supervisionar a Rede de Mobilização social e identificar parceiros em âmbito estadual. As regionais de saúde também possuem um papel estratégico, são responsáveis por incentivar os municípios a criar seu núcleo de mobilização.

Em agosto foram identificados 03 novos núcleos municipais de mobilização. Os municípios de Leme do Prado (Regional de Diamantina), Coronel Pacheco (Regional de Juiz de Fora) e Cambuí (Regional de Pouso Alegre) passaram a relatar ações de mobilizações específicas para sensibilizar a sociedade em questões relativas à saúde pública.

Por Jornalismo SES-MG