Exame realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) confirma como Febre Maculosa a causa do óbito da criança T.M.C. Esse é o primeiro caso confirmado da doença, considerando os anos de 2015 e 2016. Nos últimos dez anos, esse é o quarto caso confirmado de febre maculosa em residentes de Belo Horizonte. 

Todas as ações de vigilância em saúde recomendadas estão sendo intensificadas.

Crédito: PBH / Reprodução.

Ações de monitoramento, educação e prevenção

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da SMSA distribui, de forma periódica, um folder informativo para a população (em anexo). O material contém informações sobre várias medidas preventivas para evitar o contato com os carrapatos, além de providências a serem tomadas em caso de suspeita picada por esse vetor.

Em 2015, foram distribuídas 580 mil unidades. Neste momento, o trabalho informativo para a população foi intensificado.

Em relação à assistência, a PBH capacita permanentemente profissionais de saúde para estarem atentos aos sinais e sintomas desta doença.

Entre as ações de prevenção realizadas pela PBH, desde 2015, é realizado o controle químico de carrapatos em cavalos, sendo esse animal o principal hospedeiro do carrapato estrela. Esse trabalho é feito em parceria com a Associação dos Carroceiros e Universidade Federal de Minas Gerais/Escola de Veterinária.

Universidade, Associação e SMSA promovem juntas atividades de educação em saúde, onde os proprietários são informados e orientados sobre as medidas de prevenção da febre maculosa, assim como banhos com usos de carrapaticidas em cavalos.

Em 2015, 68 proprietários e 111 equídeos participaram dessa ação. Ao todo, foram realizados 304 banhos carrapaticidas. Em 2016, até o momento, já foram realizados 267 banhos, em 106 animais com o uso de produtos que matam os carrapatos.

A PBH mantém permanente articulação com todos os órgãos envolvidos para viabilizar a ampliação das medidas preventivas, educativas e de manejo ambiental adequadas.

 

Por SMSA / PBH