Nesta quinta-feira (08/09) foi realizado no auditório da Regional de Saúde de Governador Valadares a reunião mensal do Fórum Interno de Órgãos Estaduais. O encontro, que faz parte das ações do Fórum Regional de Governo do Território de Desenvolvimento do Vale do Rio Doce, reuniu dirigentes e representantes de órgãos estaduais localizados na microrregião de  Governador Valadares.

Segundo o secretário executivo do Território Vale do Rio Doce, Fábio Fernandes Brasileiro, o encontro teve como objetivo reunir os órgãos estaduais paraconhecimento e troca de informações e foi um momento de articulações internas para resolução de demandas e gargalos em áreas como segurança, saúde, agricultura e educação.

Crédito: Frederico Bussinger

“Às vezes, o que falta num órgão estadual, o outro tem com suprir, fortalecendo o Estado e gerando benefícios para a população. Um exemplo é o que está acontecendo na questão das águas, quando órgãos como Regional de Governador Valadares, Emater, IEF, Ruralminas e Idene estão trabalhando em projetos de socorro a munícipios com crise hídrica, através de visitas técnicas e construções de poços e barragens”, afirmou.

O comandante da 8ª RPM, coronel Wesley Barbosa, ressaltou a importância do encontro ao promover a interação entre os órgãos do Estado. “O Fórum interno possibilita que se conheça cada órgão estadual, suas dificuldades e necessidades, para termos capacidade de colher sugestões e demonstrar onde precisamos de investimentos e custeio junto ao Governo e consequentemente prestar melhores serviços a sociedade”, pontuou.

A superintendente Regional de Educação em Valadares, Cláudia Amorim Braga, também salientou a relevância da interação entre as entidades estaduais. “Foi um encontro para dividir problemas e soluções, já que nós somos dependentes uns dos outros em várias ações, que são resolvidas através dessas parcerias institucionais, melhorando e aperfeiçoando o trabalho que já vem sendo feito”, frisou.

Ao final da reunião do Fórum Interno, Fábio Brasileiro, informou que outros fóruns internos serão realizados mensalmente também nas microrregiões de Resplendor, Mantena e Santa Maria do Suaçui  e que os relatórios produzidos por esses encontros serão encaminhados para os secretários de estado para serem processados nos grupos setoriais de Governo.

Por Frederico Bussinger

Enviar para impressão