A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) iniciou, nessa quinta-feira (25/08). a segunda turma da Especialização lato-sensu em Comunicação e Saúde, que tem o objetivo de consolidar as práticas de comunicação na saúde pública, além de fortalecer o debate sobre a importância e sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma conquista do povo brasileiro.

» Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

A Diretora-Geral interina da ESP-MG, Ludmila Brito, deu as boas-vindas aos novos alunos e pontuou alguns aspectos da especialização. “Esse curso nos apresentou diversos desafios em sua primeira edição. Por isso, nessa nova turma ampliamos os atores envolvidos. Assim, caminhamos em direção a uma Escola que se abre para novas possibilidades de trocas, de saberes, e de aproximação com a prática”, disse.

Crédito: Danny Eloi / ESP-MG.

Jean Alves, Coordenador da Especialização, comentou que desde a primeira edição, encerrada em 2015, a proposta é inovadora e ousada. “Temos muita alegria e orgulho de ser a primeira instituição estadual no país a qualificar profissionais no campo da comunicação e saúde, sobre os princípios e diretrizes do SUS”, afirmou.

Aula inaugural

Flávia Garcia de Carvalho, mestre pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/Fiocruz), foi convidada para a palestra de abertura, com o tema “Possibilidade do uso de jogos na Comunicação e Saúde”. Para ela, “a Especialização em comunicação e saúde é muito importante e necessária para uma população que precisa participar da formulação não só do cuidado, mas da política de toda estrutura do funcionamento da saúde. A população passa a ter participação social, e não apenas um simples objeto que recebe informações de uma maneira instrumental”, pontuou Flávia.

Diversidade em sala de aula

Etiene Martins, jornalista e publicitária que atua no Movimento Negro e na Coordenadoria de Políticas de Igualdade Racial no município de Sabará (Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) diz que sua expectativa em relação ao curso é “poder adaptar a questão da comunicação e saúde para a população negra e quilombola para que tenham um acesso melhor ao SUS, já que é uma população excluída e sofre muito com o preconceito das Instituições de Saúde”, relatou.

Já Marsonnilo de Souza Ferreira, psicólogo e Coordenador do Núcleo de Apoio da Saúde da Família em Inhapim (Leste de Minas), também é aluno da especialização e diz que “pretende aliar a formação em Psicologia com a área de Comunicação e Saúde, fazendo essa interface com sua linha de trabalho que é a Mobilização e a Educação em saúde”, contou.

Programação

A aula inaugural vai contar com dois dias de atividades (25 e 26 de agosto), sendo que os alunos da primeira turma, irão apresentar seus trabalhos de conclusão de curso, fomentando o debate acerca de diversos assuntos como parto humanizado, teatro e mobilização social, campanhas de imunização, comunicação nas Redes sociais, dentre outros.

Histórico

A Especialização de Comunicação e Saúde, inicialmente, foi uma demanda da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Fernanda Maciel, Assessora da Diretoria da ESP-MG, que em 2012 estava à frente da Superintendência de Educação, resgatou alguns pontos importantes em relação ao curso. “Naquele momento, contamos com a imensa colaboração da Professora Janine Cardoso, do ICICT/Fiocruz, na elaboração de uma primeira proposta de projeto pedagógico dessa formação. Hoje, iniciamos a segunda edição com avanços. O curso passa a ser uma oferta institucional, com participação de alunos-trabalhadores oriundos da comunicação e da saúde, a partir da compreensão da necessidade de fortalecimento desse campo interdisciplinar no SUS”, finalizou ela.

Essa segunda turma é formada por um corpo discente multiprofissional, com profissionais da Comunicação Social, Ciências Humanas e de Saúde Pública.

Os 40 alunos dessa edição são provenientes dos municípios de Araxá, Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, Contagem, Coronel Fabriciano, Diamantina, Inhapim, Itabira, Itabirito, Montes Claros, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Sabará e São Gonçalo do Pará.

As aulas serão realizadas a cada quinze dias, todas as quintas e sextas-feiras na Unidade Sede da ESP-MG, em Belo Horizonte.

Por Ricarda Caiafa