A Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS), promove de 23 a 26 de agosto, a oficina para formação de tutores da “Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”. O objetivo da oficina é qualificar nutricionistas e profissionais de saúde da Atenção Básica dos municípios, intensificar as ações de apoio e promoção ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável em crianças menores de dois anos.
Crédito: Flávio Samuel

A oficina é ministrada pelas técnicas da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG, Daniela Campos e Nathalia Beltrão e pelas técnicas do Ministério da Saúde e IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), Maristela Demarchi e Cleia Costa Barbosa.

Segundo a nutricionista Aline Eliane dos Santos, Referência Técnica dos Programas e Estratégias de Alimentação e Nutrição da SRS de Coronel Fabriciano, são estes futuros tutores que irão fortalecer, planejar, acompanhar e avaliar as ações de promoções ao aleitamento materno nos municípios, profissionais de referência que serão responsáveis em disseminar a estratégia.

Durante a oficina, os participantes discutirão na prática a realidade vivenciada por eles no dia a dia das famílias e simularão situações reais das Unidades Básicas de Saúde, especialmente no que diz respeito ao contato dos agentes comunitários de saúde com as famílias, e das experiências no convívio mais próximo com as mães e seus filhos.

“Com a oficina ‘Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil’, esperamos aumentar a prevalência de aleitamento materno e melhorar os indicadores (SISVAN) de alimentação e nutrição em crianças menores de dois anos e, consequentemente, diminuir a desnutrição”, ressaltou a Referência Técnica dos Programas e Estratégias de Alimentação e Nutrição da SRS de Coronel Fabriciano, nutricionista Aline Eliane dos Santos.

Por Flávio Samuel

Enviar para impressão