Dirigentes de órgãos e entidades ligadas à saúde se reuniram nesta quarta-feira (20/07), na Cidade Administrativa, para definir as diretrizes do Sistema Estadual da Ouvidoria de Saúde de Minas Gerais.

O objetivo é fazer com que as ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado tenham uma relação mais sistêmica e, com isso, possam atender com rapidez e mais qualidade às demandas dos cidadãos mineiros. A expectativa é que, no primeiro semestre de 2017, a rede esteja funcionando de forma integrada.

Atualmente, existem cerca de 150 pontos de ouvidorias de saúde em Minas Gerais. Para que essa rede possa atuar de forma integrada, de acordo com a ouvidora de Saúde, Conceição Rezende, é importante pactuar com órgãos e entidades que tratam do assunto. Pela manhã, ela apresentou números da Ouvidoria de Saúde, citou os principais gargalos do sistema, mostrou as ações que estavam sendo realizadas para sanar os problemas e explicou a importância de aperfeiçoar os serviços de ouvidoria no Estado. À tarde, houve uma oficina para traçar as diretrizes.

“Estamos trabalhando com a escola (de Saúde Pública de Minas Gerais) para traçar um perfil dos ouvidores e um diagnóstico da estrutura das ouvidorias em todo o estado”, comentou sobre o atual estágio do processo que levará à implantação do sistema.

Um dos desafios é incorporar como importante papel dos serviços de ouvidoria – para além de tarefa de auxiliar na melhoria dos serviços públicos - educar e orientar os cidadãos sobre o funcionamento do SUS. “A ouvidoria precisa de ser traduzida para os cidadãos como um serviço de saúde. Ela precisa agir para salvar vidas”, comentou.

O Sistema Estadual de Ouvidoria de Saúde de Minas Gerais deverá envolver, entre outros órgãos, a OGE, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag/CSC), a Fundação Ezequiel Dias (Funed), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), o Conselho Estadual de Saúde (CESMG), a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), a Fundação Hemominas, a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e a Escola de Saúde Pública.

Por OGE / ASSCOM